Boletim dengue registra 503 novos casos e dois óbitos no Paraná

De Barbara Schiontek | 9 de março de 2021 | 15:30
Foto: arquivo AEN

Nesta terça-feira (09), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim semanal da dengue que confirma 503 novos casos da doença e dois óbitos. Os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto de 2020, registram 3.927 casos confirmados, nove óbitos, 36.658 notificações, 18.846 casos descartados e 9.333 em investigação.

No Paraná, 347 municípios têm notificações para a dengue e 223 apresentam casos confirmados. Até o momento, 59 municípios apresentam incidência proporcional acima de 50 casos por 100 mil habitantes.

“Embora a preocupação atual seja com a pandemia do novo coronavírus não podemos descuidar dos demais agravos que infelizmente também levam nossos pacientes a óbito”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a secretaria está fazendo um trabalho de campo, em conjunto com as regionais, para eliminar os criadouros do mosquito e reforçar as orientações para a população.

Óbitos

Os dois novos óbitos foram de uma mulher, 23 anos, e um homem, 36 anos, ambos sem comorbidades e residentes no município de Paranaguá, no Litoral do Estado. As mortes foram registradas nos dias 18 e 24 de fevereiro, respectivamente.

Sintomas

A dengue se manifesta com febre, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas (vermelhidão pelo corpo).

Os sinais de alerta para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas e hipotensão.

Colaboração AEN