Botânico ganha iluminação para alertar contra exploração sexual de crianças

De lucianpichetti | 19 de maio de 2020 | 16:11
Foto: Daniel Castellano / SMCS

A estufa do Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais de Curitiba, foi iluminada com a cor laranja, na noite desta segunda-feira (18). A iluminação marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Maio Laranja, mês dedicado para alertar e prevenir essa violação de direito.  

Como acontece todos os anos, o tema também está sendo tratado pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelo atendimento a vítimas de abuso e exploração sexual.

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, neste ano a FAS adotou novas estratégias para sensibilizar a população. Ações que em outros anos aconteciam por meio de abordagens educativas nas ruas foram substituídas por campanhas on-line, usando meios de distribuição eletrônica, como e-mails e aplicativos de mensagens.

Até sexta-feira (22), também serão distribuídos folders informativos com as cestas básicas entregues às famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todas as regionais. Os materiais de divulgação também vão estar disponíveis, durante esse período, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Canais abertos

De setembro de 2019 a abril de 2020, a Central de Serviços da Proteção Social Especial atendeu demandas de suposto abuso e exploração sexual envolvendo 377 crianças e 230 adolescentes.

Denúncias de casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba, ou pelos canais Disque 100 e Disque Denúncia 181.

Colaboração Prefeitura de Curitiba