Cadastro Online para solicitar vagas em CMEIs será reaberto em 12 de fevereiro

De Daniela Borsuk | 3 de fevereiro de 2020 | 19:00
(Foto: Divulgação)

O Cadastro Online para solicitar vagas de educação infantil na rede municipal de ensino de Curitiba reabrirá para novos registros a partir do dia 12/2.

No período em que o sistema está inativo, a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação realiza a distribuição de vagas e encaminhamentos de matrículas das crianças já cadastradas.

A ampliação do prazo para reabertura do cadastro, prevista inicialmente para 3/2, foi necessária pois a distribuição de vagas às crianças já cadastradas ainda não está concluída.

A reabertura coincide com o início do ano letivo da rede municipal de ensino. As intenções de vaga registradas após essa data serão analisadas para distribuição futura, conforme disponibilidade na própria rede municipal ou nos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados pelo Município de Curitiba.

“Ao longo deste período fizemos a distribuição de cerca de 5 mil vagas, beneficiando as famílias que mais precisam”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. O critério de priorização é situação de vulnerabilidade e/ou famílias com menor renda.

Este ano, mais instituições de ensino comunitárias e/ou particulares firmaram contrato com a Prefeitura, o que amplia oferta de vagas principalmente na faixa de zero a três anos.

Juntas, as instituições iniciam o ano com a oferta de 6,4 mil vagas para a educação infantil e, como o contrato permite aditivos, o total de novas vagas nos CEIs contratados chegará a 8 mil.

As instituições contratadas estão distribuídas em todas as regiões da cidade. As matrículas novas estão sendo direcionadas conforme cadastro e indicação das unidades feita pelas famílias, por meio do Cadastro Online.

Somadas às crianças já acolhidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas com turmas de educação infantil, serão aproximadamente 50 mil vagas para essa etapa neste ano.

Atendimento gratuito

O atendimento de crianças encaminhadas pela Secretaria Municipal da Educação aos CEIs deve ser inteiramente gratuito às famílias, isto porque a Prefeitura repassa o custo total para atendimento da criança.

A contratação de vagas é mais uma das estratégias da administração municipal para atender a população que precisa de creches. Desde 2017, já foram colocados em funcionamento 16 CMEIs na cidade. Doze tinham sido inaugurados pela gestão anterior, mas sem condições de atendimento, por falta de infraestrutura e de profissionais.

Além de servidores da educação chamados para compor as equipes, foram adquiridos móveis, eletroeletrônicos, cobertores, colchonetes e material pedagógico.

O cadastramento é feito direto pelo site.

Colaboração Prefeitura de Curitiba