Cadeiras anfíbias ajudam pessoas com dificuldade de mobilidade

De Daniela Borsuk | 21 de janeiro de 2020 | 19:08
(Foto: AEN-PR)

Durante a operação Verão Maior, estão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, 10 cadeiras anfíbias. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Têm cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso. O projeto possibilita que pessoas com deficiência ou baixa mobilidade possam tomar banho de mar com segurança.

Foi na semana passada que a dentista aposentada Florinda de Fátima Ferreira Paes tomou banho de mar pela primeira vez depois que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) afetou a sua mobilidade, há um ano e meio. Ela entrou no mar na Praia Mansa, em Caiobá, em uma cadeira anfíbia do projeto Praia Acessível.

Florinda veio de Itararé, interior de São Paulo, com a família. Ela contou que recebeu pelo Facebook a informação das cadeiras anfíbias e foi atrás do projeto. “Antes do AVC, eu andava muito na praia. Agora, não queria mais vir para não dar trabalho”, disse. Ela estava bem contente com a possibilidade de entrar no mar. O marido dela, Nilton Ferreira Paes, avalia como excelente o projeto Praia Acessível. “É formidável. Tentei levar a minha esposa na cadeira de rodas normal, mas não dá porque afunda na areia. Este projeto é uma ótima oportunidade de lazer para as pessoas com dificuldade de locomoção”, disse.

Pontos das cadeiras anfíbias:

Matinhos

Praia Mansa – Av. Agílio Leão Macedo, 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas); Praia Pipeline – Avenida Atlântica, 756; próximo à D´Vicz – Avenida Atlântica, 2586.

Guaratuba

Morro do Cristo – Av. Atlântica, 2358;
Praia dos Magistrados – Avenida Atlântica, 500 (em frente à Associação dos Magistrados do Paraná);
Praia das Pedras – Avenida Atlântica, 241;
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).

Pontal do Paraná

Pontal do Sul – Rua das Encantadas (próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR);
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury, 4700;

Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury, 852 (em frente ao Privê Praia de Leste);
Shangrilá – Avenida Mira Mar (entre a Rua Amaralina e a Rua Superagui).