Calor e umidade colaboram para cultivo de hortas em Curitiba; confira recomendações de agrônomo

De Redação | 31 de outubro de 2019 | 12:26
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

A volta do calor e as chuvas esporádicas durante o dia estão ajudando os moradores que cultivam hortas e pomares na cidade. De acordo com o Departamento de Agricultura da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, nessa época do ano, o crescimento das plantas é mais acelerado e também há algumas hortaliças que se adaptam melhor no período.

No total, a Prefeitura de Curitiba administra 33 horas comunitárias, além de hortas escolares. Marcos Rosa, que atua na secretaria como engenheiro agrônomo, afirmou que o departamento estimula o cultivo de hortaliças, como abóbora, cenoura, melancia, berinjelas, mostarda, tomate, pimentão, alface roxa e crespa, azedinha, escarola, almeirão e pão de açúcar.

Por conta dos picos de calor durante a primavera, o engenheiro recomenda que se faça o uso da chamada “cobertura morta”, que consiste em restos de folhas, grama e palhadas secas para proteger a plantação. “As hortaliças podem sofrer com estiagens prolongadas ou chuvas intensas. Essa proteção mantém a umidade do solo, atendendo a necessidade de água das plantas”, explicou.

Outros cuidados que precisam ser tomados é: regar as plantas no mínimo uma vez ao dia. Em períodos de calor, sem chuva e baixa umidade, a recomendação é regar de manhã e ao final do dia. O engenheiro também lembra da necessidade de corrigir o pH do solo, que precisa ser adubado para fornecer os elementos necessários às plantas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba