Câmbio Verde, que troca recicláveis por frutas e verduras, volta a funcionar

De Daniela Borsuk | 6 de janeiro de 2020 | 14:48
(Foto: Levy Ferreira/ SMCS)

O serviço Câmbio Verde, programa da Prefeitura de Curitiba de troca de resíduos recicláveis por frutas e verduras, volta a funcionar na terça-feira (7). Os primeiros pontos que recebem atendimento são as regionais Boqueirão, Cajuru e Boa Vista.

Quinzenalmente – exceto em feriados – os caminhões ficam por uma hora em cada local de troca para recebimento dos resíduos. O atendimento acontece de terça a sexta-feira.

“Além de incentivar a separação e destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados”, lembra o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edélcio Marques dos Reis.

Como funciona

O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo valem um quilo de alimento.

Uma média de cinco mil pessoas por mês vai até os 103 pontos de troca do Câmbio Verde, resultando na coleta de cerca de 290 toneladas de recicláveis.

Para saber os endereços, outras datas e locais, basta acessar o calendário no site da Prefeitura. Informações podem ser obtidas também pela Central 156.

Colaboração Prefeitura de Curitiba