Caminhão com pneus carecas precisa utilizar área de escape na BR-376 para não causar um grave acidente

De Ricardo Alcantara | 11 de fevereiro de 2020 | 18:17
(Foto: Divulgação/Agência PRF)
(Foto: Divulgação/Agência PRF)

Um caminhão em mau estado de conservação precisou acessar área de escape na BR-376, em Tijucas do Sul (PR), para não causar um acidente na manhã desta segunda-feira (10).

O caminhão, carregado com ferro, seguia sentido Santa Catarina, quando precisou fazer uso da área construída pela concessionária que administra o trecho para não causar um grave acidente. No momento, havia muita neblina e uma chuva fraca. A falta de aderência dos pneus foi o fator determinante para que o motorista tomasse a decisão de acessar a área.

Ao atenderem o acidente, os policiais verificaram que o caminhão possuía três pneus sem condições de utilização, além de que, quando do içamento dos guinchos para a retirada do veículo, o chassis ameaçou se partir, razão pela qual o caminhão ficou impossibilitado de seguir viagem.

Por conta dos pneus carecas, a PRF autuou o motorista por mau estado de conservação, descarga livre do escapamento, que é quando se retira o miolo do escapamento para aumentar o barulho e também foi autuado pela falta de aferição do tacógrafo, que é feita anualmente. No total, foram R$ 585,69 em multas, além de 15 pontos na CNH.

A presença do caminhão não alterou o funcionamento do local. A área de escape já foi utilizada 13 vezes desde sua inauguração em novembro de 2019. A concessionária que administra o trecho estima que o dispositivo já ajudou a salvar 56 vidas.

Colaboração Agência PRF e Arteris Litoral Sul