Campanha arrecada recursos para 30 casas de repouso

De lucianpichetti | 27 de julho de 2020 | 16:35
Foto: Pexels

30 casas de repouso de Curitiba se encontram em uma situação emergencial gerada pelos impactos da covid-19. Nestes lares residem 400 idosos que estão expostos a um alto grau de risco, devido a falta de recursos pra a compra dos EPI’s necessários e, principalmente, pelo afastamento de funcionários com sintomas da doença.

Para contribuir como uma solução imediata neste cenário, foi criada a campanha “Proteja os Idosos”, um projeto da plataforma SeniorOnline em parceria com as Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa e a empresa Cuidar e Companhia.

Segundo a Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa no MPPR, Dra. Cynthia Maria de Almeida Pierri, a situação é crítica e exige uma mobilização rápida, caso contrário a saúde de 400 idosos nestes locais estará em xeque. “Apesar de particulares, essas instituições não têm recursos de sobra”, avalia. “Essas casas prestam um serviço muito bonito de apoio e auxílio às pessoas idosas. Elas precisam neste momento de toda ajuda possível do povo”.

A diretora da SeniorOnline, Paula Loyola Gomes, reforça que a pandemia levou o setor a cenários críticos em todos os países, como contágios em grande escala nos EUA e na Europa, e que em Curitiba a situação pode se repetir.

“70% das mortes por coronavírus são de pessoas com mais de 60 anos de idade”, afirma. “Por isso, direcionamos nosso apelo à população paranaense: a questão é séria e exige solidariedade, uma vez que essas ILPIs estão trabalhando no limite, com falta de EPIs e limitação de recursos humanos qualificados.

A Cuidar e Companhia, especializada em profissionais que trabalham com idosos, irá fornecer a reposição enquanto os profissionais com suspeita da doença permanecerem afastados. Segundo o diretor da empresa, Claudio Kropmanns Milano, é nesse momento difícil que os empresários precisam se unir e ajudar. “Fomos totalmente solidários à campanha, e abraçamos a iniciativa desde que tivemos conhecimento da gravidade do problema”.

A campanha

A arrecadação online já começou e será o canal por onde será possível realizar as doações via cartão de débito ou crédito. A plataforma também dispõe de um e-mail, em que podem ser fornecidas informações para quem optar pela transferência bancária. O valor inicial para doação é de R$ 10, e o objetivo de R$ 37.500,00 atende a necessidade de EPIs e profissionais pelos próximos 30 dias.