Campanha incentiva destinação do IR para crianças carentes

De lucianpichetti | 15 de dezembro de 2020 | 15:13

Empresas podem fazer a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes de Curitiba. Para que isso aconteça, basta destinar até 1% do imposto devido para alguma instituição ou projeto social ao prestar contas com a Receita Federal. É que o mostra uma campanha publicitária lançada neste mês pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), a Fundação de Ação Social (FAS) e a Prefeitura de Curitiba.

A campanha Eu Declaro pode ser vista em pontos de ônibus, TVs de elevadores de prédios comerciais e dos ônibus e na internet. Mostrando várias crianças e adolescentes, a campanha quer sensibilizar os empresários de que ao destinar parte do IR, ele também declara carinho, amor, solidariedade, futuro e esperança.

Para a presidente do Comtiba, Zeila Plath Oliveira da Silva, a destinação do Imposto de Renda faz toda a diferença. “Por meio dela é possível assegurar que o dinheiro desse imposto será mesmo utilizado com a nossa população, por meio de projetos sociais, serviços de acolhimento, de convivência, de fortalecimento de vínculo, entre outros, sempre voltados à garantia do acesso a direitos”, explica.

Sem custo

Para participar da campanha os empresários têm até o próximo dia 30, data final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda para pessoas jurídicas. Basta acessar o site www.fas.curitiba.pr.gov.br, preencher o formulário e imprimir o boleto para o pagamento.

A destinação do IR não gera encargo e pode ser abatida na declaração que deverá ser apresentada à Receita Federal no ano seguinte à contribuição. Todo dinheiro destinado pelos contribuintes é depositado no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a arrecadação é administrada pelo Comtiba que analisa os projetos e faz os repasses às entidades e projetos escolhidos pelos doadores.

Mais informações podem ser acessadas no site www.eudeclaro.com.br

Colaboração Prefeitura de Curitiba