Carli Filho irá cumprir pena em Guarapuava, com uso de tornozeleira eletrônica

De Redação | 31 de maio de 2019 | 11:54

A justiça determinou nesta sexta-feira (31) que o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado por duplo homicídio com dolo eventual, cumpra a pena em Guarapuava, com uso de tornozeleira eletrônica. O ex-deputado se entregou na Vara de Execuções Penais de Guarapuava na última terça-feira (28), e foi transferido no mesmo dia para a Penitenciária Industrial de Guarapuava, onde ficou detido em uma cela especial.

Na decisão, a juíza Liliane Graciele Breitwisser afirmou que o Ministério Público “requereu a harmonização do regime de cumprimento da pena mediante monitoração eletrônica, em face da ausência de unidade de cumprimento de pena destinada ao regime semiaberto nesta comarca”. Desta forma, Carli Filho não pode sair da cidade sem autorização prévia e deve permanecer na sua residência entre 21h e 6h, inclusive aos fins de semana e feriados.

Além disso, o ex-deputado deve manter distância de, no mínimo, 100 metros das unidades prisionais do município, e não pode mudar de endereço ou telefone sem comunicação prévia.

O advogado que representa a família Yared se manifestou sobre a decisão por meio de nota. "Com a decisão da Vara de Execuções Penais, autorizando ao apenado o monitoramento, com uso de tornozeleiras, espera a família da Vítima Yared que se cumpra com rigor e que passe ele, com aproveitamento, pela pedagogia da Justiça", divulgou o advogado Elias Mattar Assad.

O acidente

O ex-deputado foi condenado a sete anos, quatro meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto pelo homicídio de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20 anos, na madrugada do dia 7 de maio de 2009. Os jovens morreram em um acidente de trânsito registrado na Avenida Monsenhor Ivo Zanlorenzi com a rua Paulo Gorski, no bairro Mossunguê, em Curitiba.

O carro que o então deputado estadual conduzia, um Volkswagen Passat blindado, atingiu o Honda Fit em que as vítimas estavam. Os dois morreram na hora. Carli Filho dirigia em alta velocidade, com a carteira de habilitação suspensa e sob o efeito de álcool. O ex-deputado ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Evangélico em estado grave.

Colaboração Felipe Liedmann/Rede Massa