Cartão transporte de pessoas com covid-19 será bloqueado por sete dias em Curitiba

De Barbara Schiontek | 24 de março de 2021 | 18:24
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Pessoas contaminadas com covid-19 não poderão usar o cartão transporte nos ônibus de Curitiba por sete dias, a partir da data de confirmação do exame PCR, pois o cartão será bloqueado neste período. A nova regra vale para todos os tipos de cartões: usuário, isento, idosos e estudantes.

O objetivo é evitar que as pessoas diagnosticadas com a doença desrespeitem o isolamento social e coloquem em risco a saúde de outros cidadãos.

A medida começa a valer nesta semana e será possível porque a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passaram a compartilhar os dados.

“Assim que a Saúde compartilhar os dados, automaticamente os cartões desses pacientes não podem ser utilizados. É uma medida de precaução importante para evitar a propagação da pandemia”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. 

A decisão da Urbs corresponde ao termo que cada cidadão assina ao ter o resultado positivo do teste RT-PCR, que é um comprometimento em fazer o isolamento social por sete dias.

Com os registros da SMS, a Urbs vai cruzar dados do CPF dos diagnosticados com covid-19 com os dos usuários do cartão transporte. O período de bloqueio do cartão no transporte coletivo começa a valer, para os infectados com a covid-19, a partir da data do exame.

Após o período de sete dias, o usuário poderá fazer o agendamento do desbloqueio no site da Urbs.

A atualização dos dados será diária. O usuário do transporte coletivo será informado das novas regras por avisos nos terminais e pontos do transporte coletivo.

Segundo a Urbs, os cartões representam mais de 60% do meio de pagamento no transporte coletivo. Atualmente são 1,8 milhão de cartões transporte usuário, 170,3 mil cartões do idoso, 15,5 mil isentos e 772 de estudantes ativos em Curitiba.

Colaboração Prefeitura de Curitiba