Cascavel registra recorde de consultas realizadas em novembro nas Unidades Básicas e de Saúde da Família

De Marcelle Nogueira | 3 de dezembro de 2020 | 17:20
Foto: Pexels

Dados mostram que 3 mil consultas médicas e teleconsultas a mais nas Unidades de Saúde foram realizadas na comparação com o mês de outubro

Resiliência, humildade e técnica resumem o empenho das Unidades de Saúde (UBS/USF) quando o assunto é o atendimento à população. O novo coronavírus expôs ainda mais a importância do Sistema Único de Saúde fortalecido, com as medidas e estratégias para fazer com que a população usuária do sistema tenha a atenção necessária no próprio diagnóstico.

Dados apresentados nesta quarta-feira (02) pela Secretaria de Saúde de Cascavel mostram um crescimento expressivo de consultas médicas em todas Unidades de Saúde.

Em outubro deste ano foram realizadas 23.877, entre consultas médicas presenciais e consultas médicas por telefone (teleconsulta). Já no mês passado, o número de consultas realizadas e também das teleconsultas chegou a 27.148, ou seja, 3 mil consultas a mais ofertadas à população pela Divisão de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Cascavel.

Diariamente, além das consultas presenciais e teleconsultas, a Secretaria de Saúde realiza o monitoramento telefônico dos pacientes em isolamento em razão da Covid-19. Este monitoramento é realizado por profissionais da equipe multiprofissional que compõem as equipes das Unidades de Saúde.

“Os mecanismos adotados pela secretaria ampliam cada vez mais o monitoramento e acesso ao sistema público de saúde municipal, com foco no cuidado com à saúde das pessoas”, enfatiza o gerente da Divisão de Atenção Primária, Ali Haidar.

“Esses dados comprovam que a Secretaria de Saúde jamais deixará um paciente sequer para trás. O agendamento das consultas mostra-se eficaz e eficiente, pois todos os dias servidores presentes nas unidades ou trabalhando em teleconsulta empregam o mesmo ritmo de trabalho para que os pacientes tenham a dignidade e o atendimento necessário às suas patologias”, destacou o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.

A Secretaria de Saúde reforça que as consultas devem ser agendadas por meio do telefone junto à Unidade de Saúde de referência. Em caso de dúvidas sobre o atendimento ou dificuldades para contato telefônico, é possível buscar informações junto às recepções de cada unidade de saúde presencialmente.

No site da secretaria é possível visualizar a lista com os telefones de todas as Unidades de Saúde. Basta acessar www.sesau.cascavel.pr.gov.br.