Casos suspeitos de infecção por coronavírus são investigados em Curitiba

De Scheila Pessoa | 28 de fevereiro de 2020 | 08:24
(Foto: Ilustração)

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) começou a investigar nesta quinta-feira (27) dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de um casal que viajou na primeira quinzena de fevereiro para a Itália, com histórico de passagem por Roma e Florença.

Na noite de quarta-feira (26), o casal – um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos – procurou por atendimento médico em um serviço de saúde da rede privada. Ambos relataram ter febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. No atendimento, informaram o histórico de viagem internacional.

No atendimento foi realizada avaliação clínica, com prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, febre e dores. Também foi realizada a coleta de amostras para exames, que já foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário. A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde.

Também foi solicitado ao casal que informe a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas pela Saúde.

No fim de janeiro, a SMS investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram descartados por exames laboratoriais.

É hora de reforçar os cuidados

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak ressalta que não há motivo para pânico no momento, mas, é importante o estado de alerta e reforçar os cuidados e a prevenção.

 “Higienizar as mãos, usar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter ambientes bem ventilados. São hábitos simples e que podem prevenir não só o coronavírus, como uma infinidade de outras doenças de transmissão aérea”, ressaltou Márcia.

Ela também reforça que pessoas com infecções respiratórias devem evitar aglomerações. “Seja qual for a infecção respiratória, se for possível evitem circular em locais de grande movimento”, complementou.

Estratégia de enfrentamento

Desde o início do ano a secretaria vem preparando serviços e profissionais de saúde para atuação em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Até o momento, cerca de 800 profissionais de saúde da rede pública e privada de Curitiba já receberam treinamento em relação à nova doença, com orientações e fluxos de atendimento em casos de suspeita.

“As equipes e serviços de Curitiba estão atualizados e qualificados para o acolhimento e a assistência de pacientes suspeitos de contaminação”, esclareceu a secretária.

Para Márcia a experiência do enfrentamento da pandemia da Influenza A/H1N1 que surgiu em 2009, norteou o planejamento das estratégias de atuação de Curitiba.

“Já estabelecemos fluxos de atendimento, também já definimos serviços hospitalares de referência para os casos que possam necessitar de internamento. Agora trabalhamos com o reforço das informações e atualizações em relação ao que se sabe sobre o novo vírus”, contou.

Os documentos oficiais, fluxo de atendimento, ficha de notificação de casos suspeitos, notas técnicas e outras orientações sobre o vírus estão no site www.saude.curitiba.pr.gov.br.

A SMS também acompanha de maneira constante junto ao Ministério de Saúde e autoridades internacionais da área as atualizações sobre o vírus.

Como prevenir

O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

  • Higienizar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  • Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
  • Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).

Colaboração Prefeitura de Curitiba