China: na Itália, chanceler chinês destaca cooperação no comércio e contra covid

De Redação Estadão | 25 de agosto de 2020 | 10:56

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou nesta terça-feira, 25, visita à Itália, na qual foi recebido pelo seu homólogo, Luigi di Maio. Após o encontro, as autoridades concederam entrevista coletiva, na qual ressaltaram a parceria estratégica bilateral, seja no comércio, seja no combate à pandemia da covid-19.

Di Maio afirmou que foram discutidas várias frentes das “parcerias estratégicas”, particularmente em comércio. Segundo ele, foram tratados vários assuntos importantes, inclusive a questão de Hong Kong. Os Estados Unidos e países europeus criticam o fato de que Pequim tem reforçado a segurança em Hong Kong, com o argumento de que isso acaba com o modelo “um país, dois sistemas”. Wang defendeu a estratégia chinesa, dizendo que a intenção é apenas garantir a “segurança” e a “prosperidade” na região.

O ministro italiano ainda agradeceu a “solidariedade” da China no auge da pandemia do novo coronavírus na Itália e a cooperação em saúde em geral. A autoridade chinesa, por sua vez, lembrou os laços comerciais e disse que a China está disposta a aprofundá-lo.

Gabriel Bueno da Costa
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário