Chuvas afetaram cerca de 4,5 mil pessoas na RMC e no Litoral

De Barbara Schiontek | 4 de março de 2021 | 11:48
Foto: SISDC/Defesa Civil

Desde o início da semana, houve um grande volume de chuvas no Paraná, principalmente no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba. Devido ao forte fluxo, 4,5 mil pessoas, em nove municípios, foram afetadas. De acordo com o Boletim de Ocorrências, divulgado na manhã desta quinta-feira (04) pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, até o momento, foram danificadas 164 casas, com 42 pessoas desalojadas e 16 desabrigadas.

Foram atingidos os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Contenda, Curitiba, Mandirituba, Morretes, Piraquara e São José dos Pinhais. Em Morretes, no Litoral, o deslizamento de terra afetou cinco pessoas. Já a enxurrada, que atingiu o município na segunda-feira (1º), afetou 363 moradores, três ficaram desalojados.

As outras ocorrências foram todas na Região Metropolitana. Em Araucária, as enxurradas afetaram 3.440 pessoas, com duas pessoas desalojadas. Em Curitiba, chuvas e vendavais danificaram 156 moradias, afetando 624 pessoas. Em Contenda, deslizamentos danificaram duas casas, deixando cinco pessoas desalojadas. Em São José dos Pinhais, quatro casas foram danificadas e 16 pessoas ficaram desabrigadas.

Chuvas

A estação meteorológica do Simepar, em Curitiba, apontou para um acumulado de 90 milímetros de chuvas em três dias. No Litoral, o acumulado chegou a quase 53 milímetros. A previsão é que o tempo se mantenha instável até a sexta-feira (05).

Também chove muito no Interior do Paraná. Desde a noite de quarta-feira, várias precipitações ocorreram em diversas regiões do Estado. Em Altônia, choveu 80 milímetros até às 3 horas, e em outras parte da região Noroeste o acumulado chegou a 100 milímetros, até a manhã desta quinta-feira. Em Cascavel e Toledo, no Oeste, foram perto de 30 milímetros até a madrugada.

Segundo o Simepar, essas chuvas são influenciadas por áreas de baixa pressão nas regiões de fronteira, que vão ganhando força e se propagando para os demais setores do Paraná.

Colaboração AEN