CIA de Teatro da UFPR estreia “Lampião” em apresentação gratuita

De Daniela Borsuk | 7 de dezembro de 2019 | 10:42
Entrada para espetáculo é gratuita (Foto: Daniel Ramos/ UFPR)

No próximo final de semana, no sábado (14) e no domingo (15), a Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz a estreia do espetáculo “Lampião”. A peça conta a história de um jornal da década de 70 e é gratuita.

O espetáculo relembra o processo de criação e projeção do “Lampião da Esquina”, o primeiro jornal homossexual brasileiro com circulação nacional durante a ditadura militar. A peça é construída através da experimentação de expressões musicais e de narratividades de uma cena documentária.

“Lampião”, conforme a companhia teatral, “busca perceber os registros e contradições da iniciativa que marcou os primeiros passos para um possível movimento LGBTI+ brasileiro que, marcado pela circulação de informações e ações propostas pela imprensa alterativa dos anos 70, procurava reconfigurar estéticas e políticas da luta pela vida LGBTI+”.

Para a estreia, os artistas trabalharam durante sete meses, vivenciando workshops, oficinas e pesquisas criativas. O acervo de 37 edições do “Lampião da Esquina” – criado em 1978 e com publicação por três anos – foi amplamente analisado para a construção da narrativa. A dramaturgia e direção são de Rafael Lorran, com direção musical de João Klüber, preparação vocal de Cris Lemos e preparação corporal e coreográfica de Siamese.

A CIA de Teatro da UFPR é composta por um elenco de 19 atrizes e atores amadores, profissionais, estudantes e membros da comunidade com ou sem experiência com o teatro.

O espetáculo “Lampião” tem classificação indicativa de 18 anos. No sábado (14), a apresentação começa às 21h, e no domingo (15), a peça está prevista para iniciar às 20h. A entrada é de graça e a lotação do Teatro da Reitoria, local onde o evento será realizado, é de 700 pessoas por apresentação.

Serviço:

Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299 – Centro

Data: sábado (14), às 21h – domingo (15), às 20h

Entrada: Gratuita

Capacidade: 700 pessoas

Classificação: 18 anos