Cirurgias eletivas são suspensas por 30 dias no Paraná

De lucianpichetti | 27 de novembro de 2020 | 16:03
Foto: Pexels

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) suspendeu por 30 dias a realização de cirurgias eletivas no Paraná. A determinação publicada por meio da Resolução nº 1412/2020 tem validade a partir do dia 1º de dezembro de 2020 e poderá ser estendida ou reduzida de acordo com a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria no Estado.

A nova Resolução suspende todas as cirurgias com agendamento antecipado, que podem ser realizadas em outro momento. A medida não se aplica aos procedimentos de cardiologiaoncologia e nefrologia. Também não suspende os exames considerados necessários pelo médico prescritor, em caráter de urgência,  procedimentos realizados em âmbito ambulatorial e outros procedimentos os quais, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

Alta de casos

A nova regra foi imposta considerando o crescimento agudo de casos confirmados no Paraná e a elevada ocupação dos leitos de UTI e enfermaria. A Resolução 1412/2020 revoga a que estava em vigor anteriormente (Resolução 1026/2020).

Curitiba

Em Curitiba, as cirurgias eletivas já haviam sido suspensas nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 17 de novembro. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as direções dos hospitais, por conta do aumento no número de casos da Covid-19 na cidade, nas últimas semanas.

Da redação com assessoria