Com mais duas mortes, Secretaria de Estado da Saúde alerta para prevenção da gripe

De Daniela Borsuk | 31 de outubro de 2019 | 12:06
As mortes foram de pessoas não vacinadas (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Divulgado na quarta-feira (31), o Boletim da Gripe da Secretaria de Estado da Saúde registrou mais duas mortes por Influenza A (H1N1) no Paraná. Agora já são 122 mortes desde o início de 2019.

Os dois últimos óbitos pela doença são de pessoas não vacinadas: um homem, de 57 anos, morador de Curitiba, que apresentava como fator de risco a obesidade, e uma mulher, também de 57 anos, moradora de Ivaiporã, com diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

São 639 casos de gripe no Estado – 86,1% provocados pelo vírus H1N1. O informativo da secretaria estadual registra ainda 1.617 casos de síndromes respiratórias graves provocadas por outros vírus respiratórios.

“Os casos reforçam que as medidas preventivas para a gripe devem continuar sendo adotadas pela população mesmo com as temperaturas elevadas desta época do ano”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr.

Prevenção

As medidas de prevenção são a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos e copos; e manter os ambientes sempre ventilados.

“O consumo de alimentos saudáveis também faz parte da prevenção e ainda a ingestão de líquidos, principalmente, muita água”, ressaltou a coordenadora.

Sintomas

Os sintomas da gripe são febre alta, com início repentino, calafrios, tosse seca, dor de garganta e mal-estar. “Diante dos sintomas orientamos a busca por atendimento médico”, alertou o chefe da Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Renato Lopes.

Colaboração AEN-PR