Com medidas para combater coronavírus, Porto de Paranaguá deve bater recorde de exportação

De | 31 de março de 2020 | 16:31
(Foto: Reprodução/Portos do Paraná)

O Porto de Paranaguá – segundo maior do Brasil e uma das principais portas de entrada de produtos no país – tem adotado medidas importantes para evitar a contaminação do novo coronavírus. Os cuidados começam na limpeza das áreas e no reforço da higienização, e envolvem a criação de um Comitê de Ações de Contingência.

Pelo menos 14 técnicos de enfermagem estão trabalhando na região portuária, divididos em equipes que trabalham em diferentes turnos, com reforço de auxiliares administrativos e de limpeza hospitalar. Dois postos médicos e dois de enfermagem foram instalados na área do porto. As ações foram tomadas para que não haja prejuízos na operação portuária, que é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná.

Precaução

O diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, afirma que assim que o mundo começou a acompanhar a evolução dos casos da Covid-19, em janeiro, o Porto de Paranaguá já começou a tomar medidas. “Aprovamos uma ordem de serviço sobre o regramento em relação aos tripulantes, até por conta da movimentação no Porto. Nós recebemos pessoas do mundo todo”, lembra.

No mês seguinte, a Portos passou a alinhar as medidas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Marinha do Brasil para tratar da evolução dos casos, que já estavam prestes a ser confirmados no país. “O vírus só foi detectado [no Brasil] oficialmente no fim de março, e aí de lá pra cá as medidas foram tomadas de forma mais específica”, conta Freitas.

Entre as orientações está a higienização de mãos e equipamentos de trabalho. O diretor conta que o uso da biometria para ingresso nas áreas do porto, por exemplo, foi suspenso. “Agora eles passam a usar o crachá ou outros documentos de identificação, pra evitar o toque coletivo no equipamento. Pode até demorar um tempinho a mais na hora da entrada, mas é necessário diante da situação toda”. Além disso, os trabalhadores também passam por uma espécie de inspeção logo na entrada. Os técnicos fazem a aferição da temperatura, além de acompanhar possíveis sintomas.

Caminhoneiros passam por triagem antes da entrada na faixa portuária. (Foto: Reprodução/Portos do Paraná)

Outro cuidado que recebeu atenção da administração portuária foi o fluxo de motoristas de caminhão, responsáveis pelo trânsito das cargas que entram e saem do porto. “Nós recebemos muito esse público de fora, que são os caminhoneiros. Por conta do trabalho eles podem ser vetores, então passam por uma triagem antes mesmo de entrar na faixa portuária”.

A atividade dos portos está prevista no decreto do Governo do Paraná, que especifica as atividades consideradas essenciais que não podem parar mesmo durante o isolamento social. Marcus Freitas lembra que economicamente é inviável reduzir a operação do porto. “Nosso papel é manter a operação. Pelo menos 35% do PIB do Paraná passa pelo Porto de Paranaguá”, reforça. Além disso, a compra e importação de insumos hospitalares para que pacientes do Covid-19 e de outras doenças recebam atendimento nas demais regiões do estado também dependem da atividade do Porto, relembra. “Precisamos operar, ainda mais neste período. É um trabalho extremamente relevante, até porque muitos medicamentos entram no estado por aqui”.

Apesar dos cuidados redobrados e do número de trabalhadores operando remotamente, Marcus Freitas garante que a operação não sofreu reduções nem prejuízos. “Não há efeitos na questão operacional. Os trabalhadores só estão sob um regramento que não existia”. Ele também afirmou que, de acordo com o balanço de março, o porto deve fechar o mês com recorde de exportação.

Recorde na exportação

“Vamos fechar possivelmente com mais de 5 milhões de toneladas movimentadas com a exportação de granel sólido, de soja, de carga geral e granel líquido, com diesel. Estamos batendo recorde no corredor de exportação”, afirma Freitas.

Mesmo com as mudanças, Marcus ainda comenta que, de acordo com uma pesquisa não oficial feita pelos sindicatos que representam as categorias de atividade portuária, a satisfação com as medidas adotadas supera os 80%. “E temos que lembrar que há uma cidade inteira atrás do Porto, e fazendo isso nós também passamos mais segurança a esses moradores”, finaliza.

Para prestar orientações e fornecer as informações ao cidadão sobre o Coronavírus, a Portos do Paraná também disponibilizou uma página especial na internet, que mostra as ações do serviço no combate à doença.