Com queda nos estoques de sangue, Hemepar pede doações

De Redação | 30 de março de 2021 | 16:33
Foto: Divulgação

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou queda de 13% no número de doadores entre fevereiro e março. Essa redução impacta, aproximadamente, 33% do estoque de distribuição.

“Embora estejamos enfrentando a pandemia da covid-19, precisamos lembrar que os traumas não param de acontecer, as transfusões continuam sendo necessárias e as doações de sangue são a única maneira de conseguirmos atender os 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue da hemorrede”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, faz um apelo à população e pede que todos que estejam aptos a doar, façam o agendamento no site da Secretaria da Saúde. “Doem sangue para que possamos continuar salvando vidas”, afirma.

O Hemepar segue os protocolos de segurança para a prevenção do coronavírus, como o agendamento e recepção de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações e utilização de álcool gel 70%.

Quem tomou a vacina contra a covid-19 pode doar?

Pessoas imunizadas contra a covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac/Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação.

Plasma hiperimune

Pessoas recuperadas da covid-19 podem ajudar outros pacientes com a doação de plasma. Um dos componentes sanguíneos, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção.

Para fazer essa doação, é necessário esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas.

Informações da AEN