Começa a colheita na Horta da Caximba

De Barbara Schiontek | 18 de fevereiro de 2021 | 17:52
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Os agricultores da Horta Urbana da Caximba iniciaram, nesta semana, a colheita das primeiras hortaliças, cultivadas no espaço de 900 metros quadrados. Localizada a 27 quilômetros do Centro de Curitiba, a horta fica quase na divisa com Araucária e reúne 20 produtores, que estão retirando da terra pés de alface, couve, rúcula, almeirão e escarola, além de temperos, como cebolinha e salsinha.

Parte das hortaliças estão sendo usadas nas refeições gratuitas, preparadas na cozinha comunitária do bairro.

“Desde a inauguração, eu venho diariamente molhar meu canteiro e ver como as mudas estão crescendo”, conta o comerciante Ivo Delvos, 58 anos. Ele espera que o cultivo na horta ajude a melhorar a qualidade da alimentação dele e dos demais moradores.

Líder comunitária do bairro e da nova horta, Fabíola Rebouças conta que a maior parte das hortaliças produzidas vai para a cozinha comunitária da Caximba, na Rua do Comércio, coordenada por Rosenil do Rocio Fragoso, presidente da Associação de Moradores da Vila 29 de Outubro.

“As verduras e legumes são usados nas 300 refeições gratuitas servidas todo dia para pessoas da comunidade”, salienta Fabiola. Os agricultores da horta também recebem as refeições preparadas na cozinha comunitária.

Parte dos alimentos cultivados na Horta da Caximba são vendidos a preços simbólicos, para complementar a renda dos produtores e também, para custear a compra de insumos do plantio.  

Programa

A Horta Urbana da Caximba é o 100º espaço de cultivo de hortaliças, que conta com apoio da Prefeitura de Curitiba.

As 100 hortas urbanas estão localizadas nos bairros Cajuru, Rebouças, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo do Santana, Fazendinha, Boqueirão, CIC e Caximba.

Colaboração Prefeitura de Curitiba