Começa a duplicação de importante via de São José dos Pinhais: Avenida Rui Barbosa será revitalizada

De Daniela Borsuk | 30 de janeiro de 2020 | 14:55
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Com apoio do Governo do Estado, uma das mais importantes vias de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será duplicada e revitalizada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (29), na Praça da Juventude, no bairro Guatupê, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da Avenida Rui Barbosa, Trecho Norte. A via de aproximadamente 2,5 quilômetros corta parte do bairro Guatupê, após a BR-277, ligando São José dos Pinhais a Piraquara.

O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito operacionalizada junto com a Fomento Paraná e o Paranacidade, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbana e de Obras Públicas.

Ratinho Junior destacou que a readequação viária vai melhorar a qualidade de vida de uma fatia considerável da população da cidade e também de municípios vizinhos, pessoas que residem em outras localidades mas trabalham nas empresas instaladas em São José dos Pinhais.

“São José dos Pinhais é uma das maiores cidades do Paraná e merece toda a atenção possível. As pessoas que ficam paradas nos congestionamentos sabem da importância desta obra”, disse o governador. “Infraestrutura gera desenvolvimento e essa grande obra é capaz de modernizar uma área importante e populosa da cidade, além de ter reflexo em municípios vizinhos como Piraquara e Pinhais”, acrescentou.

As obras de duplicação, ressaltou Toninho Fenelon, prefeito de São José dos Pinhais, são uma antiga reivindicação da população da região. O novo projeto, disse ele, vai aliviar o fluxo de veículos de passeio e caminhões, além de garantir mais segurança aos pedestres.

“É a intervenção urbana mais esperada de São José. Vai melhorar a mobilidade, fazendo com que as pessoas fiquem menos tempo no trânsito”, afirmou Fenelon. “Quem circula no entorno da BR-277 vai ganhar agilidade e qualidade”, completou.

Ele lembrou, também, que a via é de extrema importância por causa da localização estratégica do município. Além de beneficiar a região do Guatupê e do Ipê, atende também uma parte do Afonso Pena, bairros populosos de São José dos Pinhais. “A obra começa nos próximos dias. Queremos finalizá-la até o fim deste ano”, disse o prefeito.

Licença

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, já entregou ao município a licença ambiental para que a duplicação possa começar imediatamente.

Região

O Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa é um dos principais eixos viários do município, responsável por ligar os bairros Guatupê e Ipê às demais localidades de São José dos Pinhais, além de ser acesso a Piraquara.

A região concentra também um grande fluxo de veículos que circulam para outras localidades da cidade, como o bairro Borda do Campo e o complexo industrial da Renault do Brasil. Também serve de acesso à BR-277, rodovia de ligação ao Porto de Paranaguá, Litoral do Paraná e Curitiba. “Vai beneficiar muita gente, morador ou não de São José dos Pinhais”, afirmou Ratinho Junior.

Qualidade de vida

Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega ressaltou que a revitalização da avenida vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Para ele, a obra, quando pronta, resultará em maior fluidez do tráfego interno e entorno da cidade, segurança e economia de tempo nos deslocamentos, principalmente nos horários mais de críticos.

“Uma obra completa, que inclui duplicação, asfalto, sinalização, calçamento, acessibilidade, ponte e pontos de ônibus. Vai transformar a Avenida Rui Barbosa e trazer mais progresso para São José dos Pinhais”, ressaltou.

Colaboração AEN-PR