Começa a obra de pavimentação na Rua Padre Agostinho

De Daniela Borsuk | 12 de dezembro de 2019 | 09:43
(Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

A Rua Padre Agostinho, que liga os bairros São Francisco e Bigorrilho, começou na quarta-feira (11) a receber obras de pavimentação. Os serviços partem do cruzamento com a Rua Visconde de Nácar e seguem por 2.794 metros até o encontro com a Rua Jerônimo Durski.

A primeira etapa do trabalho é de fresagem do pavimento que estava danificado. Em seguida, serão aplicadas as camadas de asfalto novo, que garantirão maior segurança e conforto para quem utiliza a rua, que é uma das principais rotas para quem costuma visitar o Parque Barigui. 

Durante o andamento das obras, duas das quatro pistas da Rua Padre Agostinho ficarão interditadas para o tráfego de veículos. A necessidade do bloqueio causará lentidão do trânsito e exigirá mais atenção dos motoristas.

Desenhista e projetista aposentado, Celso Melo mora desde 2004 na Rua Padre Agostinho. Com otimismo e paciência, ele consegue enxergar o resultado da obra. “Se é para melhorar, antes tem que piorar. Logo o transtorno inicial vai passar e nossa rua, que estava cheia de trincas e emendas, estará com asfalto novo e muito melhor do que era”, disse.

Além de ser uma via de ligação entre bairros e receber grande quantidade de carros, a rua é utilizada por oito linhas do sistema de transporte coletivo: 011 Interbairros I (anti-horário), 021 Interbairros II (anti-horário), 023 Inter 2 (anti-horário), 024 Capão Raso/Campina do Siqueira, 304 Pinhais/Campo Comprido, 378 Inter-Hospitais, 870 São Braz e X30 Capão da Imbuia (reforço).

Duração da obra

De acordo com a previsão do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, os serviços na Rua Padre Agostinho devem durar pelo menos 45 dias. “É um trecho longo de uma via com quatro pistas. Então, não é um trabalho simples e exigirá que todos sejam compreensivos. Tenho certeza que o resultado será satisfatório para moradores e demais pessoas que utilizam a via”, explicou. 

A obra faz parte de um conjunto de intervenções de fresa e recape que atende onze ruas de nove bairros da Regional Matriz. São vias importantes, que ligam bairros e servem de corredor para o transporte coletivo. No total, são 8.610 metros de asfalto novo no Ahú, Bigorrilho, Bom Retiro, Centro Cívico, Cristo Rei, Juvevê, Mercês, Rebouças e São Francisco. 

Junto com a Padre Agostinho, também receberam ou ainda receberão obras a Rua Albano Reis, a Alameda Princesa Izabel, a Rua Carlos Pioli, a Rua Ernani Santiago de Oliveira, a Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, a Avenida Nossa Senhora da Penha, a Rua Deputado Mario de Barros, a Rua Julia Wanderley, a Rua Chile e a Rua Visconde de Nácar.

Colaboração Prefeitura de Curitiba