O que é o câncer de mama e como se prevenir

De Adryelle Minatti | 4 de outubro de 2021 | 18:36
Prevenção ao câncer de mama pode evitar o desenvolvimento da doença
Prevenção ao câncer de mama pode evitar o desenvolvimento da doença

Chegamos ao mês de outubro, o qual o projeto Outubro Rosa Grupo Massa transforma em um mês de conscientização em relação ao câncer de mama. Este ano, o Outubro Rosa Grupo Massa Havan pretende intensificar ainda mais a campanha, em prol dessa causa tão importante e conta com apoio de Lojas Havan, Nissei e Odonto Excellence.

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), faz cerca de 60 mil novos casos só no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres. Ainda de acordo com o INCA, 28% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

O que é o câncer de mama? 

A doença é identificada pela presença de um tumor nas células da mama. Esse tumor é formado por uma multiplicação anormal e desordenada das células da região, que é provocada por uma alteração genética. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), apenas 10% dos casos apresentam essa alteração como realmente genética, quando é herdada de familiares que já tiveram a doença. Sendo assim, a maioria dos casos surgem de forma espontânea, se desenvolvendo ao longo da vida. 

Dessa forma, a prevenção ao câncer de mama é extremamente importante e necessária. Ainda não existem estudos que expliquem o que exatamente causa essa alteração genética espontânea, mas diversos fatores já foram identificados como de risco.

Como me prevenir?

A prevenção, neste caso, é na verdade uma forma de diminuir o risco de desenvolver a doença, pois mesmo seguindo todas as recomendações, ainda existe a possibilidade de ter o câncer de mama. Alguns fatores de risco identificados em estudos são: tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool e obesidade. Dessa forma, alguns hábitos simples de vida saudável já podem ajudar muito na prevenção, como atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada no dia a dia. 

Ao longo do mês, vários conteúdos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento serão publicados e veiculados em todos os canais do Grupo Massa. Faça parte desta corrente do bem e acompanhe toda essa linda campanha, que faz a diferença na vida de tantas mulheres! Siga também o Instagram exclusivo do projeto @outubrorosagrupomassa e compartilhe os conteúdos para que a mensagem chegue a mais pessoas!