Comunidade quilombola terá sistema de energia fotovoltaica

De Redação | 30 de janeiro de 2020 | 13:37
Imagem: Érica Busnardo

As 28 famílias que vivem no Quilombo do Rio do Meio, em Ivaí, em breve devem contar com um sistema de energia fotovoltaica. O equipamento vai gerar energia para a agroindústria instalada no local, reduzindo as despesas da unidade de beneficiamento de mandioca da comunidade. O sistema de energia fotovoltaica será instalado pela Engie Brasil, como compensação pela construção da linha de transmissão Gralha Azul que vai passar a 3 km do quilombo.

De acordo com Raphael Branco de Araújo, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater de Ivaí, a benfeitoria vai trazer um alívio nas contas da associação de moradores. Atualmente a cada mês a comunidade desembolsa de R$ 300 a R$ 400 para cobrir as despesas mensais com energia elétrica da sua agroindústria. Espera-se que até maio o sistema já esteja funcionando.

A Unidade de Beneficiamento Mínimo de mandioca do quilombo é administrada pela Associação da Comunidade Negra de Rio do Meio. A partir desse trabalho, com a orientação dos extensionistas do Instituto, os moradores passaram a vender a produção, melhorando sua renda. A mandioca é descascada, lavada e embalada a vácuo por um grupo de moradores. A entrega é feita no mercado local e em algumas escolas de Ivaí.

Os quilombolas contam com assistência técnica para orientar os seus plantios. Eles também já conseguiram melhorar suas condições de vida e conquistaram o título de suas terras. Na comunidade foi instalada uma Unidade Demonstrativa, com três variedades de mandioca.  A partir do comportamento das plantas, as mais produtivas são multiplicadas e recomendadas aos moradores.

A Associação também pretende comercializar outros produtos como abóbora e milho verde e conquistar mais mercado e renda para a produção da comunidade do Rio do Meio, reconhecido oficialmente como quilombo em 2006. Os produtores também cultivam milho, feijão, tabaco e olerícolas. Todas os moradores têm casas construídas com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural, política pública levada ao quilombo pelos extensionistas. O sistema de energia fotovoltaica é mais uma conquista da comunidade que por anos ficou isolada, em Ivaí.

Fonte: Emater