Comunidade recolhe embalagens de agrotóxicos em Corumbataí do Sul

De Redação | 20 de novembro de 2019 | 15:18
Imagem: Emater

Embalagens de agrotóxicos quando abandonadas no ambiente, enterradas ou descartadas em aterros, podem contaminar o solo e os rios. No passado esse problema era grave, mas na última década vem mudando com a união de produtores, fabricantes, distribuidores e poder público. Atualmente, o Brasil é recordista mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Nos últimos dez anos, o percentual de embalagens plásticas colocadas no mercado e recolhidas pela indústria, após o uso do produto, atingiu 95%, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Esse índice tornou o país líder e referência mundial no tema.

Em Corumbataí do Sul a prefeitura, o Colégio Estadual, a Coaprocor e o Instituto Emater realizaram uma ação conjunta para o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos do município no último dia 14.  Agentes comunitários da saúde, ajudaram na divulgação e conscientização sobre a importância do recolhimento das embalagens. No Colégio Estadual de Corumbataí do Sul foi realizada uma palestra com os alunos para que eles tomassem conhecimento dos riscos que essas embalagens representam se descartadas de maneira incorreta. Dessa forma os estudantes puderam orientar e incentivar seus familiares e vizinhos a participarem da ação.

O extensionista Eliezer Tierling informou que há quatro anos não era realizada coleta de embalagens no município. Apesar da chuva no dia, cerca de 20 produtores participaram da ação e entregaram 400 kg de embalagens. “Foram coletadas embalagens antigas que estavam nas propriedades. Em alguns casos os produtores mantinham o material em locais específicos, mas alguns deixavam a céu aberto”, observou. As embalagens recolhidas foram destinadas à Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA), empresa credenciada junto ao Inpev. Tierling disse que a intenção é repetir a coleta anualmente em Corumbataí do Sul.

Fonte: Emater