Concerto de Natal beneficente arrecada brinquedos e alimentos para instituições

De Daniela Borsuk | 11 de dezembro de 2019 | 12:38
(Foto: Divulgação)

Um concerto de Natal beneficente vai encantar crianças e adultos nesta sexta-feira (13), no Teatro Positivo. A partir das 20h, músicos de orquestra, cantores, atores, artistas circenses, bailarinos e um coral estarão envolvidos no espetáculo, que terá projeções e telas de LED, sincronizando as luzes com o comando do maestro. A entrada é gratuita, mediante a doação de um brinquedo ou de um quilo de alimento não perecível.

Sob a direção geral de Octávio Nassur, o espetáculo conta uma história de Natal por meio da música, da dança e do teatro. Cifras, o ajudante do Papai Noel, percorrerá os reinos de Beethoven, Tchaikovsky e outros compositores clássicos em busca das fadas da música: Ritmo, Harmonia e Melodia. Com a ajuda delas e das famílias na plateia, Cifras percorrerá uma incrível aventura para salvar o Natal.

Os artistas que compõem o espetáculo não são grupos formados. Eles foram selecionados um a um, em Curitiba e São Paulo, conforme os seus talentos e especificidades do Concerto. “A peça é um modelo inovador de narrativa, apresentando uma saga Natalina por meio de uma história encantadora, envolvente, trazendo a tecnologia e a imersão da plateia em um grande show audiovisual”, conta Marcelo Franco, diretor do Teatro Positivo.

Entre os clássicos do repertório estão algumas operetas de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, incluindo a Dance of The sugar Plum Fairy (em tradução literal, A Dança da Fada Açucarada) e a Sinfonia Número 6 em Fá Maior, de Beethoven, também chamada de “Sinfonia Pastoral”. Nela, o compositor não queria que a obra fosse executada como um simples “quadro sonoro”, mas como uma expressão de sentimentos. É a obra mais conhecida da fase romântica do compositor.

Plateias eruditas

Além de envolver as crianças na magia do Natal, o objetivo do concerto é o de levar aos pequenos os artistas clássicos e formar novas plateias eruditas. “A música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito”, justifica o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.

Este será o último espetáculo do ano do projeto cultural Clássicos Positivo, que traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo. Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas.

Social e gratuito

O ingresso para o Concerto de Natal Positivo é gratuito. Mas é preciso retirar antecipadamente o ingresso pelo Disk Ingressos e mediante a doação de um brinquedo ou um quilo de alimento por ingresso, na entrada do Teatro, no dia do espetáculo. As doações serão direcionadas a entidades parceiras do Grupo Positivo e outras sugeridas por músicos, artistas e amigos.

No dia 12 de dezembro (quinta-feira), data anterior ao espetáculo, um ensaio será aberto a escolas e instituições que possuem crianças em vulnerabilidade social. Ao término, cada criança receberá um presente, resultado de uma grande arrecadação que está sendo feita em todas as unidades do Grupo Positivo, há algumas semanas. A expectativa é de que mais de 1.500 crianças sejam levadas ao ensaio.

Colaboração Central Press