Conferências gratuitas tiram dúvidas sobre futuro profissional

De lucianpichetti | 26 de maio de 2020 | 16:25
Foto: Pexels

Todos os anos, milhões de estudantes sonham com uma vaga no ensino superior. Mais do que garantir o ingresso em uma universidade, conhecer os detalhes da profissão escolhida e ter a certeza de que a opção é a mais acertada são questões capazes de tirar o sono de mais da metade dos alunos do ensino médio.

Para contribuir com quem está pensando no futuro, o Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) promoverá, de 1º a 5 de junho, o Unicuritiba Experience – uma série de conferências online nas áreas de Direito, Saúde, Engenharia, Arquitetura, Gestão, Comunicação, Tecnologia e Educação.

“Serão mais de 100 web conferências gratuitas, abertas à comunidade, mas voltadas principalmente a estudantes do ensino médio ou que tenham iniciado recentemente seus cursos superiores”, informa o professor Jorge Augusto Feldens, Supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica do Unicuritiba.

Para conferir a programação completa, com todos os temas, datas e horários, é só acessar o site.

Escolha vocacional

De acordo com o professor Dennys Girardi, Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do Unicuritiba, o evento ajudará os estudantes a esclarecer as dúvidas mais comuns em relação ao futuro profissional.

O objetivo é proporcionar uma experiência, em ambiente virtual, capaz de despertar o interesse em quem vai iniciar uma graduação ou dar continuidade aos estudos, contribuindo para escolhas esclarecidas e vocacionadas e reduzindo o tempo de incerteza na definição da escolha profissional ou da área de estudos a seguir.

As conferências online serão ministradas pelos professores do Unicuritiba e estão integradas ao Ecossistema Ânima de Aprendizagem.

Dúvidas comuns

Se quem já escolheu uma profissão e possui anos de experiência às vezes tem dúvidas se fez a escolha mais acertada, imagine quem precisa escolher agora – e passa por um novo desafio: estudar em sistema a distância devido à pandemia.

A equipe do Unicuritiba separou algumas dúvidas mais frequentes entre os jovens e propõe algumas reflexões:

Gosto de tudo um pouco. Como vou escolher um curso?

O primeiro passo é olhar para dentro de si e analisar suas habilidades, gostos e personalidade. Depois, procurar as carreiras que possam combinar com você e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas. Veja palestras, congressos, pesquise sobre o mercado, converse com profissionais da área.

Pergunte-se:

– Em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho?

– Conheço bem o curso que pretendo fazer? Já vi a as matérias que vou estudar?

– Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos que vou adquirir?

– O que desejo obter de retorno?

Nenhuma área me interessa. Como vou escolher um curso?

Fazer testes psicológicos pode ajudar a encontrar um direcionamento. Não identificar o que mais gosta de fazer não significa que não tem interesse por alguma área do conhecimento, você só terá um trabalho maior para descobrir qual é ela.

Como saber que fiz a escolha certa?

Lembre-se que nenhuma decisão é 100% correta. Quanto mais você se conhecer e souber como é a profissão maiores são as chances de escolher um bom caminho.

Caso perceba que o curso que escolheu não é o que queria é sempre possível recomeçar. O importante é pensar que essa escolha não é definitiva. Caso isso aconteça, tente descobrir por que você acha que não escolheu certo da primeira vez.

O que fazer se achar que não tenho habilidade para o curso que escolhi?

Habilidades são desenvolvidas ao longo da vida. Procure ver quais são as que você irá precisar e busque adquiri-las antes de desistir do curso que sempre sonhou.