Confira dicas de preparação para o Enem em tempos de incertezas

De lucianpichetti | 9 de junho de 2020 | 16:49
Foto: Pexels

Ano do vestibular sempre é especial para os estudantes, mas, com certeza, 2020 irá além. Fora dedicação, planejamento e concentração, ingredientes que qualquer vestibulando tem de reunir, esse ano ainda precisará de mais alguns elementos. Por conta da pandemia, a rotina dos alunos mudou e com isso eles precisaram também trabalhar aspectos como rápida adaptação ao novo, paciência e saber estudar com incertezas em suas caminhadas.

Adiamento

O possível adiamento do Enem já era motivo de ansiedade até de fato ser adiado de maneira oficial. As novas datas ainda não foram definidas pelo Ministério da Educação.

Enquete

Entre os dias 20 e 30 de junho, o MEC irá abrir uma enquete com os inscritos para a definição da nova data da avaliação. Os candidatos terão três alternativas e deverão escolher uma: opção 1 (Enem Impresso – 6 e 13 de dezembro de 2020 e Enem Digital – 10 e 17 de janeiro de 2021), opção 2 (Enem Impresso – 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem Digital – 24 e 31 de janeiro de 2021) e opção 3 (Enem Impresso – 2 e 9 de maio de 2021 e Enem Digital – 16 e 23 de maio de 2021).

Uma pergunta fica no ar, como se preparar no meio de incertezas? A estudante Daphini Mendes, do Elite Rede de Ensino, conta como foi o início dos estudos na quarentena. “No começo foi bem difícil a adaptação. Nunca tinha ficado tanto tempo em casa sem escutar as vozes dos professores me corrigindo ou mandando todos prestarem atenção, mas ao decorrer das semanas e com a introdução das aulas on-lines consegui voltar ao normal”, comenta a aluna que tentará o concorrido curso de Medicina.

Daphini diz que acorda nos mesmos horários todos os dias e mantém a rotina como se estivesse na escola, além disso, anota, no final do dia, tudo o que concluiu. Sendo assim, ela vê se está progredindo ou não, e acaba se motivando ao mesmo tempo. “Tive que me dedicar ainda mais as matérias que tenho dificuldade, pois é mais complicado aprender sem o ensino presencial e acabei aumentando um pouco mais a carga horária”, explica.

Otimizar o tempo

No início do isolamento social, a aluna ficou bem apreensiva diante de algo incerto e que ao mesmo tempo poderia definir seu futuro, mas depois de muita conversa com seus professores e com seus pais conseguiu perceber que a batalha é muito maior que a incerteza. E que precisava se preocupar em absorver o conteúdo e otimizar o tempo.

As novas datas do Enem ainda não saíram, mas tal fato não atrapalha Daphini. “Estou tentando manter o ritmo como se a prova mantivesse a data inicial, assim posso fechar o conteúdo um pouco antes e revisar o máximo possível”.

Dicas de estudo para o novo cenário

A coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular do Elite, Caroline Lucena, destaca a adaptação ao novo cenário e apresenta um passo a passo:

– Bom, para dar conta de qualquer atividade, antes de começar precisamos planejar. O que você quer ou precisa estudar? Quanto tempo você pretende dedicar a esse estudo por dia, por semana? Que ferramentas você vai usar para estudar (livros, apostilas, videoaulas…)?

– Depois que planejar, precisa organizar. Neste sentido, deve separar seus materiais, definir o que vai estudar por dia, estabelecer pequenas metas de leitura ou de questões feitas. Pode parecer exagero, mas, para funcionarmos bem, precisamos estar bem organizados, pois nosso cérebro é uma máquina incrível, porém metódica, ou seja, sem método (com desorganização) ela não funciona direito.

– Tendo se planejado e se organizado, cabe definir um local para estudar. É importante que seja um lugar bem iluminado, com o mínimo de barulho e com todas as suas ferramentas à mão. É importante, também, que se prepare para o momento dos estudos. Troque de roupa, não fique o dia inteiro de pijama. Alimente-se em intervalos regulares e, de preferência com aquela dieta balanceada que sabemos ser importante.

– Por fim, falta se motivar. E este talvez seja o mais difícil. Há inúmeros vídeos motivacionais na internet. Há dezenas de amigos, professores, coordenadores, dizendo para você o quanto é importante se manter na batalha, mas motivação que funciona vem de dentro. Então, se não se motivar, nada fará efeito. Aí, deve me perguntar: mas o mundo está um caos, não sei qual será meu futuro. Tenho medo do que vem por aí. Como vou me motivar? Para ter resposta à sua pergunta, eu faço outra para você: qual seu propósito?

– Independentemente do que quiser fazer, a resposta para suas dúvidas e para seus medos é esta: busque sua razão de lutar. Procure pelo seu propósito e acredite nele. Só assim, a motivação vem e vem forte, aterradora, incontrolável, sendo capaz de tirar você da inércia e de fazê-lo lutar pela conquista.