Confira dicas para um Natal iluminado e com segurança

De lucianpichetti | 8 de dezembro de 2020 | 18:05
Foto: AEN

Com a proximidade das festas de final de ano, a tradicional decoração de Natal começa a ganhar espaço em residências, empresas e, principalmente, no comércio em geral. E toda essa beleza que encanta crianças e adultos requer atenção especial à ligação elétrica dos elementos de decoração.

Para prevenir acidentes como choque elétrico e curtos-circuitos, a Copel faz recomendações de segurança importantes. A principal é, certamente, a escolha de enfeites que possuam certificação do Inmetro na hora da compra. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes.

Observe também que há cordões de luz especialmente produzidos para uso externo, com maior resistência à ação da luz solar e de chuvas, e outros que podem ser utilizados na área interna da casa.

Instalação

Uma vez observadas as recomendações anteriores, chega a hora da instalação dos enfeites, mantendo uma distância segura da rede elétrica para evitar o choque por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas. 

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada. Isso evita acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. E todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. 

É importante não ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode haver sobrecarga e até incêndios que geralmente têm origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos.

Colaboração AEN