Confira o abre e fecha do feriadão na capital

De lucianpichetti | 29 de outubro de 2020 | 15:02
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Não haverá expediente na Prefeitura de Curitiba nesta sexta-feira (30) e na segunda, 2 de novembro. Na sexta, o expediente será suspenso em substituição ao Dia do Funcionário Público, comemorado na quarta-feira, dia 28. Já segunda-feira é Dia de Finados.

Os feriados provocam alterações no funcionamento de outros serviços administrativos na capital.

Cemitérios

Os cemitérios municipais reabriram em meados de outubro, após o período de restrições causado pela pandemia. Famílias interessadas em fazer limpeza, pinturas e pequenos reparos em túmulos têm até esta sexta para concluir os trabalhos. 

Na segunda-feira de Finados, os portões dos cemitérios ficam abertos das 9h às 18h. Usuários devem observar os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos para prevenção à disseminação do novo coronavírus.

Parques

Os parques vão permanecer abertos. Eles podem ser frequentados para atividades físicas, feitas de forma individual ou a distância, em horários alternativos.

Já unidades de conservação como o Zoológico de Curitiba e o Bosque Reinhard Maack permanecem fechados em razão dos seus espaços favorecerem a formação de aglomerações, assim como o Museu de História Natural Capão da Imbuia e o bosque anexo.  

Transporte

As linhas de ônibus operam com horário de domingo no fim de semana e na segunda-feira. Na sexta-feira, funcionamento normal, na tabela da covid-19. 

Mercados e feiras

O Mercado da Rua da Cidadania da Matriz fecha no domingo (1º) e na segunda. O espaço funciona no sábado (31), das 10h às 18h.
O Mercado Municipal funciona normalmente na sexta, no sábado e no domingo e fecha na segunda.

As Feiras Orgânicas e as Feiras de artesanato funcionam normalmente.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde fecham na sexta e na segunda-feira e reabrem na terça (3). As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanecem abertas no feriadão, 24 horas.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) fecham na sexta e na segunda. Já os Caps III funcionam somente para pacientes que estão em leito. Na terça, o funcionamento é normal.

Limpeza Pública

Os serviços de limpeza pública não sofrem alteração na sexta-feira.

A Coleta Domiciliar (orgânico) funciona na segunda nos setores em que a coleta é alternada às segundas, quartas e sextas, nos períodos diurno e noturno. Onde a coleta é diária, não haverá serviço.

A Coleta Seletiva (Lixo Que Não é Lixo) funciona na segunda-feira nos locais onde a coleta seletiva é feita apenas às segundas. 

Casa da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira funciona normalmente no feriadão.

Trânsito

A fiscalização nas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) será normal na sexta-feira e no sábado, das 9h às 13h. No dia do feriado de Finados não haverá fiscalização dos agentes de trânsito nas vagas do EstaR. Esse trabalho volta a acontecer na terça, das 9h às 19h. 

Já o atendimento ao público da Superintendência de Trânsito (Setran) continua sendo feito somente de forma online. O cartão credencial para vagas especiais também pode ser solicitado pela internet, por residentes de Curitiba com mais de 60 anos e por pessoas com deficiência. Mais informações disponíveis aqui.

Programação cultural

O Memorial de Curitiba fecha na sexta-feira e na segunda e abre no sábado e no domingo, das 9h às 15h. O Cine Passeio funciona normalmente na sexta, no sábado e no domingo, das 13h às 22h. Na segunda, o espaço fecha normalmente.

A Torre Panorâmica permanece fechada no feriadão.

Confira funcionamento dos órgãos estaduais no feriado

Da redação com assessoria