Considerada como serviço essencial, FAS permanece atendendo a população

De Barbara Schiontek | 15 de março de 2021 | 15:38
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Durante a vigência do decreto municipal, que determinou a bandeira vermelha em Curitiba, com o objetivo de diminuir a disseminação do coronavírus na cidade, a Fundação de Ação Social (FAS) permanece atendendo a população.

Os dez Núcleos Regionais, instalados nas Ruas da Cidadania, continuam funcionando das 8 horas às 18 horas.  

Nessas unidades, a população pode solicitar itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de outros objetos contemplados no Programa Disque Solidariedade. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras está acontecendo de forma remota.

Neste período, a inscrição e atualização do Cadastro Único serão feitas apenas em casos de urgência que passarem pela avaliação das coordenações das unidades. O serviço de busca ativa de famílias fica suspenso.

Garantia de direitos

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados, também mantêm os serviços, com funcionamento das 10h às 16h. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e de demandas que chegam pelos canais de denúncia, como a Central 156 e o Disque Idoso Paraná.

A bandeira vermelha não altera o atendimento dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.

As unidades de acolhimento institucional, nas modalidades abrigo e casa de passagem, funcionam 24 horas, todos os dias. Já as visitas para os acolhidos estão suspensas.

Abordagem social

A abordagem social à população em situação de rua permanece 24 horas, todos os dias, funcionando como busca ativa ou atendimento das solicitações que chegam à Central 156.

Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e logo, corram menos risco de contaminação.

O serviço de acolhimento à população em situação de rua funciona em quatro modalidades: para pessoas que não apresentam sintomas de gripe ou covid-19; para aqueles com maior risco de contrair o coronavírus; para quem apresenta sintomas da covid-19 e precisam de repouso para recuperação; para os diagnosticados com a doença e necessitam fazer isolamento.

Qualificação profissional

O programa Liceu de Ofícios, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos para a população, permanece com a suspensão das atividades. Apenas um curso, o de inclusão digital para idosos, acontece online.  

Continua suspenso o atendimento nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para os trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego. 

Todos os serviços ofertados pelo Sine podem ser acessados com um computador ou celular. Para isso, basta entrar no Portal Emprega Brasil ou usar o aplicativo Sine Fácil, disponível para os sistemas Android e IOS.

A busca por vagas de emprego pode ser feita pelo site da Prefeitura de Curitiba.

Desde o início da pandemia, a FAS criou o e-mail: [email protected], exclusivo para tirar dúvidas dos trabalhadores, no período de suspensão dos serviços.

Colaboração Prefeitura de Curitiba