Copel firma convênio de cooperação técnica com estatal de energia do Paraguai

De | 13 de abril de 2021 | 11:17
Foto/Reprodução: VALDENIR DANIEL CAVALHEIRO

A Copel firmou um convênio de cooperação técnica com a ANDE, empresa de energia do Paraguai, para trocar experiências e conhecimento nas áreas de distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia. O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira (12), em reunião virtual realizada com diretores das duas empresas.  

“Copel e ANDE são empresas vizinhas que desenvolveram um relacionamento profícuo de cooperação desde a década de 60”, explica o presidente da Copel, Daniel Slaviero. “Com o convênio, vamos fortalecer esse relacionamento, proporcionar intercâmbio de know-how técnico e contribuir para o desenvolvimento de ambas as empresas. Ganham o Paraná e o Paraguai.”

Pelo convênio, as duas empresas vão compartilhar informações e experiências técnicas, fomentar a capacitação de profissionais e estudar novas tecnologias e possibilidades nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia. Além do convênio geral, foram assinados acordos de cooperação técnica para o futuro. 

A Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) é uma empresa pública do Paraguai que opera o sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como a geração de energia do país. Possui cerca de 5 mil empregados e atende a 1,6 milhão de clientes em todo o território do Paraguai 

Copel e ANDE possuem um histórico de cooperação que começou em 1969. Além da colaboração técnica, as empresas estão fisicamente conectadas: uma linha de 138 kV interconecta à subestação Acaray, em Cidade do Leste, com a subestação de Foz do Iguaçu, da Copel.

Informações da Agência de Notícias do Paraná