Em pronunciamento, governo confirma dois novos casos de coronavírus no Paraná e anuncia medidas emergenciais

De | 18 de março de 2020 | 16:39
(Foto: Rodrigo Felix Leal)

O Paraná tem dois novos casos de Coronavírus – agora são 14. A informação foi divulgada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, durante pronunciamento oficial, na tarde desta quarta-feira (18). O último boletim, divulgado na terça-feira (17), apontava 12 contaminados em todo o Estado.

Os novos casos foram registrados em Maringá e Foz do Iguaçu. Ambos são de mulheres, acima de 60 anos, que estiveram na Europa nos últimos dias. O secretário também informou que o Paraná tem 200 casos notificados, sendo que 119 foram descartados e outros 67 continuam sendo investigados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR). Nesta quinta-feira (19), um decreto do governo do Estado deve autorizar que outros laboratórios credenciados ajudem no diagnóstico do COVID-19. Pacientes que já estão internados em hospitais com quadros de doenças respiratórias também serão testados para o coronavírus.

“O mais importante é ter calma”

Durante a fala, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também salientou a importância dos cuidados rotineiros, como evitar o contato e a aglomeração de pessoas. Ele falou sobre medidas de prevenção e ressaltou a importância dos cuidados individuais.

“Cada estado tem uma realidade. Em alguns lugares a epidemia chegou mais cedo, em outros a situação está menos avançada, como no caso do Paraná. Estamos conseguindo que a contaminação chegue de maneira mais branda aqui”. O mais importante é, primeiro, ter calma. Como cidadãos, precisamos cuidar dos idosos, evitar que saiam de casa”.

Fronteiras fechadas

O governo informou que, a exemplo do que já está sendo feito em Santa Catarina, ônibus de passageiros provenientes de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia serão proibidos de entrar no Estado. Da mesma forma, o governador anunciou que pediu à Infraero que tome medidas parecidas nos aeroportos e proíba a entrada de vôos dessas regiões afetadas no Paraná.

“Não está proibido sair de casa”, lembrou Ratinho Junior. Cidadãos podem frequentar normalmente farmácias e supermercados, e estão sendo orientados a não estocar comida. “Eu vejo as pessoas preocupadas em ir supermercado e fazer abastecimento de comida. Temos que ter consciência. O Paraná é o maior produtor de alimentos do mundo, nossas industrias estão trabalhando à todo vapor para abastecer as cidades, então temos que ter tranquilidade. O Paraná tem plena capacidade de produzir alimentos para o Estado e para outros países”.

Preços abusivos

O Procon esta trabalhando para evitar que haja abuso ao consumidor. “Vamos caçar o alvará de funcionamento de estabelecimentos que cobrarem preços muito acima do normal neste momento”, afirmou o governador.

Novas medidas

De acordo com Ratinho Junior, o Estado está trabalhando com planejamento. Foram entregues nesta quarta-feira 200 viaturas para o corpo de bombeiros e as polícias civil e militar, para auxiliar no trabalho que tem sido feito em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O governador também aproveitou para agradecer às redes hospitalares públicas e privadas pelo trabalho de enfrentamento ao COVID-19 e reforçou o papel dos paranaenses no combate à doença. “Não tenho dúvidas de que o Paraná vai sair mais forte dessa, acima de tudo com solidariedade”.