Coronavírus: Procon-PR alerta sobre reembolso de viagens canceladas

De | 27 de fevereiro de 2020 | 14:39
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Com o aumento do número de casos do novo coronavírus em países além da China, passageiros com viagens marcadas para o exterior podem conseguir reembolso em caso de cancelamento. O alerta é da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

A orientação vale para países que tenham registrado casos da doença. Inicialmente as companhias aéreas aplicavam o reembolso apenas para viagens para a Ásia, mas a prática pode se estender para países europeus, diante da situação atual, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, lembra que o processo pode ser feito junto à instituição. “O consumidor deve abrir reclamação e apresentar todos os documentos relativos à contratação e compra da passagem, para que possamos abrir um processo administrativo e dar andamento no pedido de reembolso”.

As confirmações dos casos do novo coronavírus em países como França e Itália fez com que grandes cidades turísticas começassem esta semana com movimento muito abaixo do normal. Milão, famosa por receber turistas em igrejas e museus, segue com estabelecimentos fechados como medida de prevenção ao surto epidêmico.

No Brasil, apenas um caso foi confirmado, em São Paulo. Um homem, de 61 anos, que estava na região norte da Itália em fevereiro, foi confirmado como a primeira pessoa contaminada pelo vírus no país. No entanto, não há restrições ou mudanças nas regras de circulação em portos e aeroportos brasileiros.

Colaboração AEN