Coronavírus: universidades decidem domingo se suspendem aulas

De lucianpichetti | 14 de março de 2020 | 10:09
Fonte: UFPR

As aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem ser suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diretores de setor, pró-reitores e demais membros da comunidade da UFPR se reuniram nesta sexta-feira (13) para manifestar opiniões sobre a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas.

. A reunião foi aberta e serviu para perceber a preocupação de que a situação pede medidas que ajudem a diminuir a circulação do vírus para evitar um quadro pior no futuro para a saúde pública. A recomendação dos órgãos internacionais de saúde é para que as pessoas evitem aglomerações

“É uma situação nova, com escala inédita, que muda rapidamente”, explicou o professor Emanuel Maltempi de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, presidente da recém-criada Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da instituição.

Casos

Segundo o Ministério da Saúde, há 6 casos confirmados no Paraná — cinco em Curitiba e um em Cianorte. Outros 72 casos estão sendo investigados no Estado.

Decisão

Ficou acertado na reunião de sexta que a decisão sobre suspensão de atividades das quatro maiores universidades do Paraná — UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo (UP) e Pontifícia Universidade Católica (PUC) –, e os termos em que eventualmente ela ocorrerá, será tomada durante outra reunião, marcada para este domingo (15), na UFPR em Curitiba.

Complexidade

De acordo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, trata-se de uma “situação delicada”, cuja contribuição das universidades é demandada pela opinião pública. “Divulgamos uma série de medidas a serem tomadas pela comissão, mas isso não significa que não estejamos avaliando, passo a passo, as condições de cada medida. Sabemos que existe uma grande preocupação da comunidade com as atividades acadêmicas, de pesquisa, de pós-graduação e administrativas dentro da instituição”.

Assista abaixo à fala do reitor da UFPR sobre o assunto:

Palotina

Orientada pela comissão da UFPR, a diretoria do Setor Palotina suspendeu as atividades acadêmicas, incluindo atendimento administrativo e ao público, entre esta sexta e a segunda (16), devido ao conhecimento sobre casos suspeitos do novo coronavírus entre membros da comunidade do campus. A ideia é que o setor reavalie a situação na segunda.

Restaurantes Universitários

Os Restaurantes Universitários (RU’s) da UFPR serão fechados, a partir de segunda-feira (15). A determinação é da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus e da Prefeitura de Curitiba. A UFPR adota a medida para evitar o grande aglomerado de pessoas que se formam nos restaurantes, a contaminação dos utensílios de cozinha – principalmente dos talheres que ficam mais expostos e ao alcance e manipulação de todos – e dos alimentos.

Os RU’s da UFPR servem mais de 10 mil refeições/dia, em 7 localidades do Estado, e a manutenção de seu funcionamento coloca em risco a saúde de estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos.

A expedição do ofício foi feita nesta sexta-feira, para evitar que perecíveis sejam comprados pelos fornecedores dos restaurantes – a compra dos alimentos é feita dias antes de serem servidos – e centenas de quilos de alimentos sejam desperdiçados.

Durante o período de suspensão dos serviços, a universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, disponibilizará auxílio-refeição aos estudantes em situação de fragilidade social e já atendidos por ações de apoio à permanência da UFPR.

Colaboração UFPR