Crianças já vacinadas devem tomar nova dose da gotinha

De lucianpichetti | 30 de outubro de 2020 | 15:22
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) alerta que o reforço da imunização contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, deve ser feito por todas as crianças de 1 a 4 anos de idade, mesmo as que já foram vacinadas.

Em Curitiba, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde desde o dia 28 de setembro, mas até esta quinta-feira (29) foram aplicadas apenas 31.208 doses em crianças que fazem parte do público-alvo da campanha. Este número corresponde a 35,8% da meta da cidade, que é imunizar 90 mil crianças.

A baixa cobertura levou a Prefeitura a adotar estratégias como a imunização das crianças em casa, nas áreas de maior vulnerabilidade social, e a vacinação no sistema drive-thru

Embora não haja registro da doença em Curitiba há mais de 30 anos, ela não está erradicada no mundo, ainda há países com registros de poliomielite. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que o poliovírus pode ser facilmente importado para um país livre da doença e se espalhar rapidamente entre as populações não imunizadas. Por isso a importância de atingir a meta de 95% da população-alvo.

A doença

A poliomielite é uma doença viral que pode ser transmitida pela água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Algumas pessoas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas, já em outros casos o vírus pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Embora não haja cura, o vírus é evitável pela vacina, que deve ser administrada em várias doses para proteger a criança por toda a vida.

Veja também

Paraná prorroga campanha de vacinação contra poliomielite

Da redação com assessoria