Curitiba adota Carnaval digital

De Barbara Schiontek | 8 de fevereiro de 2021 | 11:06
Foto: Cido Marques/FCC

Devido à pandemia do coronavírus, o Carnaval de 2021 precisa ser diferente. Como existe a necessidade de afastamento social, para este ano, o Carnaval em Curitiba migrou para os ambientes virtuais. Em vez dos desfiles na Marechal Deodoro, as oito escolas de samba podem ser vistas em vídeos, gravados nos principais espaços verdes da cidade.

As gravações foram finalizadas na quinta-feira, (04) e contaram com os principais elementos de cada agremiação: bateria, passistas, mestre sala e porta-bandeiras. Os vídeos possuem até três minutos de duração e podem ser vistos por diversos canais, como o Coreto Digital do Passeio Público; Facebook, Instagram e Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e do Conservatório de MPB. A partir de hoje, (08) começam as divulgações das publicações de cada grupo.

Além das escolas, o bloco Rancho das Flores também estará presente nas redes sociais. Formado somente por idosos, pertencentes ao grupo de risco da covid-19, o bloco estará reunido por meio de edição de imagens, de performances de carnavais passados. E as crianças do Coral Brasileirinho, estão gravando um vídeo com marchinhas carnavalescas.

Gravações seguras

As gravações começaram na segunda-feira, (01) com o Grupo Especial, no qual os integrantes estavam vestindo fantasias e se apresentando como se estivessem defendendo as cores de suas escolas na avenida. Trajes e sambas-enredo foram trazidos de carnavais recentes.

O Parque Tanguá recebeu os Internautas e Acadêmicos da Realeza. Nos dias seguintes, Imperatriz da Liberdade gravou no Passeio Público e Mocidade Azul esteve presente no novo Memorial Paranista de São Lourenço. E o Jardim Botânico foi a passarela da campeã de 2020, a Enamorados do Samba.

Já as escolas do Grupo de Acesso estiveram presentes nos seguintes locais: Embaixadores da Alegria gravou nas Ruínas de São Francisco; Unidos de Pinhais na Praça Afonso Botelho; Leões da Mocidade na Universidade Livre do Meio Ambiente.

Colaboração Prefeitura de Curitiba