Curitiba APP ganha função IPTU e conteúdo personalizado, em sua nova versão

De Ricardo Alcantara | 10 de fevereiro de 2020 | 14:57
(Foto: Hully Paiva/SMCS)
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

O Curitiba APP, primeiro aplicativo integrado de serviços para smartphones e tablets de uma capital brasileira, ganhou novas funcionalidades nesta sexta-feira (7). A grande novidade é que o aplicativo da Prefeitura passa a ter no menu a função “Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)”. Agora é possível acompanhar a situação do imóvel, gerar boleto e copiar o código de barras para pagar facilmente o tributo.

“É mais uma comodidade para os cidadãos da nossa cidade, que poderão acompanhar detalhadamente, de qualquer lugar, a situação do seu IPTU pelo Curitiba APP”, destaca o prefeito Rafael Greca. Caso a pessoa não seja dona do imóvel, basta informar em um campo específico a indicação fiscal do local e o CPF do proprietário.

Greca lembra que o app já oferece mais de 600 serviços da Prefeitura. “E tudo nas pontas dos dedos da população da nossa capital”, acrescenta ele, sobre a ferramenta gratuita que reúne todos os serviços e informações do município, bem como uma interface direta com os demais aplicativos da Prefeitura (Saúde Já, Nota Curitibana e Curitiba 156).

O Curitiba APP já está disponível gratuitamente para iPhone, iPad e aparelhos com plataforma Android.

Personalizado

Ainda mais intuitivo e fácil de navegar, o Curitiba APP ganhou novo layout, que pode ter o seu conteúdo personalizado pelo usuário, que escolhe a ordem das informações visualizadas na tela inicial. A ideia é que cada pessoa faça o melhor uso do aplicativo de acordo com as suas necessidades. Tanto que agora a identificação no alto da tela leva o nome do dono do smartphone – “Prefs da Maria”, “Prefs do João”, por exemplo.

Além da página inicial com os principais ícones de serviços, que agora podem ser customizados, o Curitiba APP funciona por meio de um mecanismo de buscas, tudo em um ambiente simples e acessível.

Lançado em 2019, o Curitiba APP já teve 25 mil downloads. Leve e com baixo consumo de internet, o aplicativo também oferece para o cidadão recebimento de notificações (push), como alertas de chuva da Secretaria Municipal da Defesa Social, eventos e notícias do portal da Prefeitura. O usuário poderá optar por receber ou não as notificações na hora de registrar-se no aplicativo. Basta ir até o menu “Configurações” do app.