Curitiba atinge nota máxima em índice de finanças do Ministério da Economia

De | 14 de abril de 2020 | 09:42
(Foto: Prodigital)

Curitiba atingiu, em 2019, a nota máxima de Capacidade de Pagamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. A informação consta da prévia fiscal divulgada pela secretaria no portal Tesouro Transparente. 

Considerado um dos principais indicadores financeiros dos entes da federação, o índice Capag faz um diagnóstico da situação fiscal sob o ponto de vista de endividamento, poupança corrente e liquidez. Curitiba alcançou, pela primeira vez, nota A nos três indicadores.

De acordo com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, com o equilíbrio nas contas foi possível retomar investimentos e ter, hoje condições de enfrentar desafios, como a pandemia do novo coronavírus.

“Temos orgulho dessa mudança e de atingirmos a nota máxima da Capag, que nos permite planejar o futuro com mais segurança para a cidade”, disse Puppi, que antecipou o novo rating em audiência de resultados na Câmara Municipal em fevereiro desse ano.

Apenas as classificações gerais A ou B atestam que o ente está elegível para obter garantia da União para operações de crédito, tanto internas quanto externas.

Colaboração AEN