Curitiba está entre as cidades com maior potencial de inovação

De lucianpichetti | 8 de julho de 2020 | 16:20
Foto: Pexels

Gerenciar pessoas à distância e em atividades dinâmicas não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a startup curitibana Checkmob desenvolveu um sistema que otimiza e simplifica a gestão do trabalho executado por equipes externas.

“Nossa missão é ajudar outras empresas a gerenciar suas equipes em campo. Equipes de vendas externas, instalação, auditoria, manutenção. Nosso grande diferencial é a flexibilidade do software, que permite a cada empresa adaptar as suas necessidades e conseguir extrair seus resultados”, explica o CEO da Checkmob, Norton Luiz Ritzmann.

A pandemia do novo coronavírus obrigou a empresa a reduzir custos totais com estrutura física. Todos os profissionais trabalham de casa. Apesar da crise, a cartela de clientes continua em expansão. “Nós temos clientes hoje no Brasil, na Argentina, em Moçambique, em Portugal e em alguns países da América do Sul, que estamos entrando agora”, afirma Ritzmann.

Capital inovadora

A Checkmob é uma das inúmeras startups curitibanas que ajudaram a capital a entrar pela primeira vez na lista das cidades de maior potencial de inovação do mundo. O ranking Global Startup Ecosystem Report 2020, do Startup Genome, analisa mais de 140 cidades no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups, que são empresas com base tecnológica.

Curitiba aparece no Top 100 do relatório dos ecossistemas de startups mais promissores do mundo. O Startup Genome procura mapear o sistema de startups do mundo, mostrando as empresas por local. É uma grande comunidade digital que proporciona a troca de informações e networking para profissionais da área.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho, Curitiba é protagonista na área de fintechs, startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.

“Com a Ebanx e a Contabilizei, sendo essa primeira um dos “unicórnios” brasileiros. O que a gente consegue perceber, na perspectiva da Associação Brasileira de Startups, é que a comunidade de Curitiba é muito forte. Não só na criação de talentos, mas nesse mind setting empreendedor e essas duas referências servem como estímulo para os empreendedores que moram na região e agora querem inovar também”.