Curitiba inaugura segundo hospital exclusivo para pacientes com covid-19

De lucianpichetti | 13 de julho de 2020 | 15:31
Foto: Renato Próspero/SMCS

Curitiba inaugurou mais um hospital exclusivo para tratamento de covid-19. O Instituto de Medicina, no Alto da XV, foi reformado e reativado numa parceria com a Santa Casa de Misericórdia. A nova estrutura hospitalar estará totalmente ativada nesta quarta-feira (15). São 110 leitos, 40 UTI e 60 de enfermaria, dos quais 40 (20 UTI e 20 enfermarias) já funcionam e recebem pacientes desde sexta-feira (10).

Para cuidar do novo hospital, a Santa Casa contratou 400 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais.

“Foi tudo muito rápido, mas o que nos permitiu essa agilidade é a experiência que temos. Toda a equipe foi treinada e capacitada para essa unidade”, explicou Eduardo Otoni, diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Segundo Hospital

Em um mês, este foi o segundo hospital exclusivo para covid-19 inaugurado na capital. Nos últimos 30 dias, foram abertos ainda 250 novos leitos para tratamento de pacientes do SUS na capital. O primeiro hospital exclusivo para pacientes com coronavírus é o Vitória, na Cidade Industrial de Curitiba CIC. Somados ao Instituto de Medicina e a outros leitos na rede hospitalar da capital, Curitiba passará a contar, até o fim de julho, com 782 leitos SUS exclusivos covid-19 (352 UTIs e 430 enfermarias.)

A cidade pode dispor de um total de 1.088 leitos de UTI (privado, SUS, covid e não covid), ativados conforme a necessidade.

Colaboração Prefeitura de Curitiba