Curitiba recebe maratona global de criação de games

De Barbara Schiontek | 27 de janeiro de 2021 | 13:11
Global Game Jam Divulgação

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, acontece a 12ª edição da Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb), uma maratona de criação de jogos. O evento é gratuito e aberto para desenvolvedores de jogos em geral. Devido à pandemia do coronavírus, neste ano, tudo vai acontecer no formato online.

A maratona já é realizada em Curitiba desde 2010, pelo curso de Jogos Digitais da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento faz parte da iniciativa Global Game Jam, que promove essa maratona de games anualmente em mais de 100 países.

Os desenvolvedores vão trabalhar com jogos digitais, jogos de tabuleiro, livros-jogo, salas de escape, aventuras de RPG, entre outras iniciativas ligadas ao universo dos games.

“Curitiba é uma das maiores sedes do mundo do Global Game Jam em número de participantes e produção de jogos. Nos últimos anos, fomos a sede mais produtiva do mundo. Independentemente da experiência e de perfil, amador ou profissional, todos aqueles que puderem contribuir de alguma forma, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento de jogos são bem-vindos”, afirma o professor Bruno Campagnolo, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR e organizador do evento.

Como funciona 

O tema do hackathon (evento que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para desafios) será divulgado no dia anterior ao início do evento. Em seguida, os desenvolvedores formam equipes (ou vêm com equipes já formadas) e se dedicam a criar novos jogos de todos os tipos. Não é obrigatório usar todo o tempo do evento para a atividade, mas é importante se organizar.

Podem ser desenvolvidos, por exemplo, jogos digitais, jogos de tabuleiro, jogos com realidade virtual ou aumentada, jogos que envolvam hardware, modificações de jogos existentes, esportes e gincanas, salas de escape, vídeos interativos, histórias interativas, aventuras de RPG, livros-jogo e vídeos interativos.

A maratona terá início no dia 27 de janeiro, às 17h. A conclusão está prevista para o dia 31 do mesmo mês, às 18h – os horários, são flexíveis. Durante a tarde de domingo (31), a Global Game Jam Curitiba fará uma live aberta ao público em geral, para que os trabalhos sejam conhecidos por todos os interessados.

Para mais informações sobre a programação, clique aqui.