Curitiba tem dois novos casos confirmados de coronavírus; já são 7 infectados na capital

De | 16 de março de 2020 | 21:18
(Foto: EBC)

Curitiba confirmou nesta segunda-feira (16) mais dois novos casos de coronavírus. Com isso, o número de infectados na capital sobe para sete. Os dois casos foram confirmados por um laboratório particular da capital paranaense, referenciado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pacientes foram infectados “possivelmente, durante viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, locais com registro de transmissão comunitária do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde”.

Cinco casos já haviam sido confirmados na última semana pelo Laboratório Central de Estado do Paraná (Lacen-PR), em relação a pacientes com histórico de viagem ao exterior.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde. A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Novas medidas

Somando os esforços de preparação para a epidemia do novo coronavírus na capital paranaense, a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 407, na última sexta-feira (13), que dispõe sobre as regras para a requisição de bens e serviços de assistência à saúde. O decreto leva em consideração a declaração de emergência de saúde pública de importância nacional.

Com o decreto, caso a disponibilidade seja insuficiente para a demanda na rede municipal de saúde, a SMS poderá requisitar da iniciativa privada a qualquer tempo: leitos hospitalares, insumos, produtos, equipamentos, medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros bens para a manutenção da vida, para a cobertura assistencial da população com risco de morte ou sofrimento intenso em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. O decreto prevê a garantia de pagamento posterior de indenização justa.

O texto também permite, caso necessário, a suspensão de procedimentos eletivos, em razão de atendimento de urgência pelo coronavírus.

Além deste decreto, na última sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba também trouxe novas orientações à população:

- Isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornem de viagem do exterior, mesmo que não apresentem sintomas.

- Isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornem de viagem para o exterior e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar).

- Proibição de visitas hospitalares a pacientes internados. Somente serão admitidos os acompanhantes.

- Cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 500 pessoas), se houver tempo hábil. Se não houver tempo hábil, a orientação é que ocorra sem público. Em caso de dúvida, os organizadores devem ligar para (41) 3350-9000.