Curitiba terá videoconsulta para pacientes suspeitos da Covid-19

De | 26 de março de 2020 | 18:29
(Foto: Ricardo Marajó/FAS)

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a usar a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da covid-19. O serviço começa a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (27) e tem como objetivo reduzir o fluxo de pacientes presenciais nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.

A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia, com sede brasileira em Curitiba. “Com a nova tecnologia, as pessoas suspeitas da doença não vão precisar sair de casa para se consultar com um médico do SUS curitibano, o que poderá minimizar os efeitos do novo coronavírus na capital”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que visitou a central de teleconsulta por videoconferência na sede da secretaria municipal.

O atendimento será feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h. Cerca de 700 pessoas deverão ser atendidas diariamente.

(Foto: Ricardo Marajó/FAS)

Inicialmente, a pessoa irá passar por uma triagem na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, no telefone 3350-9000. Constatada a necessidade do atendimento por vídeo – os casos moderados e graves -, o paciente irá receber no smartphone, por SMS, um link que dará acesso à consulta on-line, que deve ocorrer no mesmo dia.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, explicou que 24 médicos irão fazer as videoconsultas em terminais com câmeras e o prontuário do paciente. “As pessoas que apresentarem sintomas serão encaminhadas para o atendimento de videoconferência”, salientou ela. Já os casos leves continuarão a receber orientações dos atendentes da Central.

O prefeito agradeceu a Doctoralia por ceder gratuitamente as licenças da plataforma para que o município pudesse oferecer a teleconsulta por videoconferência durante a pandemia. “Parte do nosso Vale do Pinhão, a Doctoralia se uniu à Prefeitura e à Agência Curitiba de Desenvolvimento para proteger e salvar vidas. É um grande exemplo de solidariedade social”, afirmou o prefeito.

Segundo Carlos Eduardo Lopes, CEO da Doctoralia, a empresa está empenhada em ajudar o setor público a reduzir os impactos da pandemia. “Há mais de dez anos, buscamos aproximar o médico dos pacientes com nosso serviço de consultas on-line em todo o mundo e a União Europeia já aprovou a plataforma para teleconsultas”, explica ele. 

Lopes anunciou ainda que a tecnologia também estará disponível gratuitamente para outros municípios durante a pandemia. 

Presente em mais de 15 países, a Doctoralia foi fundada na Polônia e é considerada a maior plataforma de saúde do Brasil e do mundo. Só no Brasil a empresa tem dez milhões de usuários únicos.