Curitiba testa app que monitora distanciamento em locais de grande fluxo

De lucianpichetti | 12 de agosto de 2020 | 13:50

A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta de Curitiba para a prevenção e controle do novo coronavírus. Nas próximas semanas, administração municipal dará início a testes do aplicativo Distância2 para monitorar o distanciamento social em tempo real em locais de grande fluxo de pessoas. A cidade é a primeira do Brasil a utilizar o aplicativo em ações de combate à covid-19.

Desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e disponibilizada sem custo ao município, a plataforma utiliza a infraestrutura de câmeras de vídeo instalada na cidade e algoritmos de IA para medir a distância das pessoas nos locais monitorados.

A parceria com o BID para o uso do aplicativo tem o suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbs. Os testes estão previstos para os terminais do Boqueirão, Capão Raso, Pinheirinho, Portão e Santa Cândida. As estações-tubo da Praça Carlos Gomes, nos sentidos Boqueirão e Pinheirinho, Praça Rui Barbosa sentido Pinheirinho, Eufrásio Corrêa e Estação Central também estarão incluídas. Os encaminhamentos técnicos estão em curso. Serão 10 câmeras em um primeiro momento. A fase inicial é a de coleta das informações através das imagens e, após isso, será iniciada a fase de construção de ferramentas de inteligência.

Como funciona

O sistema possui um painel de controle para fornecer dados úteis para a tomada de decisões, de acordo com os parâmetros que a cidade determina (por exemplo % de pessoas a menos de 2 metros de distância em cada unidade de tempo). Em caso de aglomerações é possível emitir alertas para que as pessoas possam guardar distância segura entre si.

Nenhuma informação privada de indivíduos é utilizada, uma vez que nenhum traço particular ou característica única é analisado. As pessoas são detectadas anonimamente e a distância entre elas é estimada.

Os testes do Distância2 serão iniciados a partir das câmeras instaladas nos terminais de transporte. O modelo pode ser replicado em outros locais de grande movimento na cidade e com infraestrutura de monitoramento, como parques e ruas comerciais.

O Distância2 já está em operação nos países vizinhos em cidades como Buenos Aires, Bogotá, Medellin, e Quito, no Equador, além de mais nove cidades em território equatoriano.

O aplicativo tem interface com circuitos fechados de TV (CCTV), em Curitiba disponíveis no Centro de Controle Operacional (CCO) que integra o sistema de monitoramento da cidade.

O Distância2 permite, além de detectar pessoas e mensurar a distância, o registro das informações em base de dados ou armazenamento na nuvem, a geração de indicadores e a formatação de mapas de calor para a avaliação dos horários de picos de movimento em polos de grande fluxo.

A ferramenta recebe o vídeo, processa as informações a partir de IA e entrega um conjunto de dados que podem ser visualizados. O processamento é feito nos frames que compõem o vídeo e consiste em detectar pessoas na cena observada pela câmera e estimar a distância entre elas.

A entrega de dados gera arquivos ou estruturas para Bancos de Dados, com as informações geradas pelo algoritmo. Ao mesmo tempo, é gerado um streaming de vídeo com as marcações feitas pela ferramenta para visualizar o processamento em tempo real. Um painel padrão também é gerado para visualizar os dados de forma agregada e facilitar sua compreensão.

Colaboração Prefeitura de Curitiba