Curitibanos têm novo canal de relacionamento com a Câmara Municipal

De lucianpichetti | 7 de junho de 2020 | 16:13
Elcio José Pereira, ouvidor da CMC. Foto: Divulgação CMC

Começaram as atividades da ouvidoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O serviço, que auxiliará na mediação entre a população e os vereadores, vai receber manifestações da sociedade, sejam elas reclamações, solicitações, elogios, ou sugestões sobre as atividades da instituição. O responsável pela Ouvidoria do Legislativo (Ouvilegis) será Elcio José Pereira, servidor da CMC desde 1988, e que teve sua indicação, feita pela Comissão Executiva, confirmada com unanimidade pelo plenário no último dia 13.

Quem desejar acionar a ouvidoria pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected], ou pelo telefone 3350-4903. O atendimento presencial não será realizado, pelo menos até 30 de junho, período em que vigoram medidas restritivas no Legislativo, conforme determinado pela Portaria 127, que tem o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus. 

O ouvidor

Na sessão plenária da última quarta-feira (3), o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), abriu espaço para o ouvidor se apresentar. Elcio Pereira destacou que a Ouvilegis será, acima de tudo, um canal de relacionamento, com o objetivo de aproximar a sociedade da Câmara Municipal.

“Precisamos fazer uma autocrítica, no sentido que ficamos muito tempo afastados da população; e assim rever nossa atuação, para que possamos estar mais próximos do povo, e mais longe do erro”.

O ouvidor alertou para o “momento delicado” pelo qual passam as instituições brasileiras e afirmou que esta é a hora de “darmos resposta e reafirmar a importância destes órgãos democráticas”, ao citar a CMC como uma das instituições públicas mais antigas do país, fundada em 1693.

Servidor da CMC desde 1988, Elcio José Pereira é graduado em Serviço Social e especialista em Sociologia Política. Ocupou diversos cargos na instituição e dirigiu o Departamento de Processo Legislativo (Deprole), que coordena todo o processo legislativo da Casa. Já foi vereador de Curitiba, na 14ª legislatura, quando assumiu o mandato em 2008, como suplente.

Colaboração CMC