Cursos itinerantes voltam a ser ofertados gratuitamente para a população

De Daniela Borsuk | 27 de janeiro de 2020 | 18:31
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Depois de uma parada em função do fim de ano, o programa Liceu de Ofícios e Inovação voltou a ofertar cursos gratuitos para a população, nesta segunda-feira (27). As carretas e contêineres equipados do Sistema Fiep/Senai que funcionam como salas de aulas teóricas e práticas – que percorrem toda a cidade – estão no estacionamento da Rua da Cidadania Bairro Novo, ofertando cursos de Elaboração de Doces, Mecânica de Motocicletas e Costura.

São seis turmas com capacidade para 20 alunos, com aulas pela manhã e tarde. Os cursos têm duração de duas semanas. As turmas encerram a passagem do programa pela Regional Bairro Novo, onde as carretas chegaram em setembro de 2019.

Ainda há seis vagas para o curso de Mecânica de Motocicletas. Quem tiver interesse deve se inscrever no Núcleo da FAS Bairro Novo, que fica na Rua da Cidadania, na Rua Tijucas do Sul, 1.700. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-2846.

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, visitou as três turmas, na tarde desta segunda-feira (27), para dar boas-vindas aos novos alunos. “É uma alegria ver as salas cheias, com as pessoas aproveitando essa oportunidade. Desejo que o que vocês aprenderem aqui se reverta em recursos financeiros para suas famílias”, disse.

Thiago Ferro destacou que o programa Liceus de Ofício e Inovação, que tem como parceiros a FAS, a Agência Curitiba e a Fiep, segue o conceito do Vale do Pinhão de levar inovação, emprego e renda para toda a cidade. “A qualificação profissional é uma prioridade desta gestão”, afirmou.

Em todas as regionais

O programa Liceu de Ofícios e Inovação foi lançado em março de 2019. A primeira regional a receber os cursos itinerantes foi a Boqueirão, onde as carretas ficaram por dois meses, devido à procura. Em seguida, foi a vez da Matriz, Tatuquara e, por último, Bairro Novo.

Ao todo, o programa ofertou 1.500 vagas gratuitase 1.306 pessoas foram certificadas, no ano passado. A programação das próximas regionais a receber os cursos ainda está sendo definida.

Colaboração Prefeitura de Curitiba