Dengue: limpeza de terrenos e atenção com focos do mosquito ajudam a controlar doença

De Daniela Borsuk | 1 de abril de 2020 | 15:16
(Foto: Agência Senado/Prefeitura de São Paulo)

Diante do cenário de preocupação com a pandemia causada pela Covid-19, é preciso lembrar que o Paraná também está em luta com mais um adversário: a dengue. E você, em casa, pode ajudar a diminuir o número de casos desta doença, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Cerca de 90% dos focos estão nos domicílios.

Para combater a dengue sem precisar sair de casa e se expor ao coronavírus é fácil. A Secretaria da Saúde do Paraná orienta para que a população elimine locais onde o mosquito nasce e se desenvolve e recipientes que tenham água parada.

Para isto, é preciso manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva; trocar a água e lavar vasilhas para animais; lavar o suporte de água mineral sempre que houver a troca; colocar areia até a borda de vasos de plantas; lavar bandejas de ar-condicionado e coletores de água de geladeira; retirar a água de plantas que acumulam líquidos, como bromélias; manter vasos sanitários em desuso fechados; guardar baldes e vasos de plantas vazios com a boca para baixo; tampar ralos que não estão sendo usados; e limpar terrenos.

Os principais criadouros do mosquito são grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, poço de elevador, entre outros.

Boletim

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na terça-feira (31), o Paraná registra 69 mortes confirmadas por dengue desde agosto de 2019. Somente na última semana foram 12 mortes.

O levantamento mostra ainda 87.900 casos confirmados de dengue, com um acréscimo de 14,67% em relação à semana anterior. São 11.245 novos casos confirmados. O Estado tem 204.807 notificações para dengue e 364 municípios atingidos, 177 deles em situação de epidemia e 32 em alerta.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações; fraqueza; dor atrás dos olhos; erupções, coceira e manchas vermelhas na pele; perda de peso; e náuseas e vômitos. A doença é grave e pode causar a morte. Se sentir os sintomas, procure um médico e evite se automedicar.