Denúncias de violência doméstica podem ser feitas pela internet

De lucianpichetti | 3 de junho de 2020 | 07:40
Foto: Pexels

Mulheres vítimas de violência doméstica podem denunciar os agressores no site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. A novidade veio após a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) atender um pedido da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, feito em abril deste ano.

A função já está no ar e pode receber registros de mulheres dos 399 municípios do Paraná, exceto em casos de violência sexual devido a especificações que envolvem este tipo de crime.

O boletim online para mulheres na Delegacia Eletrônica é liberado em um momento delicado, em que o Estado vive casos de subnotificação da violência doméstica. O site para as denúncias é o delegaciaeletronica.pr.gov.br.

Um relatório recente da SESP, solicitado pela Procuradoria da Mulher, revelou que houve uma queda de 22% nos registros de violência no Estado, comparando os meses de março e abril de 2019 e de 2020.

Essa diminuição, entretanto, não representa uma queda dos números de violência. Na semana passada, a SESP também atendeu parcialmente uma recomendação emitida pela Procuradoria da Mulher da Assembleia.

Feminicídios

Agora, a secretaria passou a disponibilizar nos relatórios de crimes relativos às mortes uma aba específica para crimes de feminicídio. Antes, estes crimes eram enquadrados dentro da ala de homicídios, o que dificultava o trabalho da Rede de Enfrentamento no monitoramento dos casos que ocorrem no Estado.

Durante o primeiro trimestre de 2020, foram registrados 23 feminicídios em todo o Estado, uma ocorrência a mais que no mesmo período de 2019.

Mulheres que precisarem de orientações ou encontrarem dificuldades para o registro de denúncias e o devido acolhimento podem entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99229-2311.

Colaboração Alep